DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Icmbio divulga programação da Semana do meio ambiente

1 de junho de 2016

Haverá atividades em todos os estados onde o instituto mantém unidades de conservação e centros de pesquisas

 

ESEC CARIJÓS E TAMAR

Nesta quarta, a Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Florianópolis (SC), abre, em parceria com o Centro Tamar, do ICMBio, e o Projeto Uçá, a exposição Biodiversidade Marinha e Costeira de Santa Catarina, no térreo do Floripa Shopping, que fica em área próxima à Esec.

No local, as pessoas poderão conferir réplicas de tartarugas marinhas em tamanho real, banners e painéis fotográficos e autoexplicativos, além de pequena coleção de animais in vitro. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da conservação da zona costeira do estado.

A exposição, que ficará em cartaz até o dia 15, ganhará um espaço kid para o público infantil no domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente. No local, serão realizadas atividades lúdicas e oficinas de dobraduras durante todo o dia.
Nas duas semanas da exposição, um monitor estará à disposição das pessoas, diariamente, entre 18h e 20h, para dar informações e tirar dúvidas. As visitas de grupos escolares deverão ser previamente agendadas e serão atendidas de acordo com a disponibilidade dos técnicos.
Para agendar as visitas, a direção das escolas devem comparecer à sede da Esec, na Rodovia SC-402, Km 2, em Florianópolis, ou ligar para o telefone (48) 3282-9002.


Cepsul – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul

Também na quarta-feira, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul) participa da abertura da III Mostra Ambiental, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí (SC), onde fica a sede do Centro. O Cepsul terá um estande no local com o tema Vida marinha x poluição. A visitação será das 8h30 às 12 e das 14h às 17h.
A III Mostra Ambiental terá feira de trocas solidárias (livros, revistas, CDs, DVDs e brinquedos), trocas de celulares por descontaminação de lâmpadas, exposição de eletroeletrônicos, distribuição de mudas de árvores nativas e flores e exposição de objetos e organismos que denunciam a poluição em ambiente marinho.
 

SEDE DO INSTITUTO EM BRASÍLIA

Na quinta-feira (2), na sede do ICMBio, em Brasília, servidores poderão curtir, das 12h às 14h, o Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente, que terá exibição de filmes educativos sobre a temática da conservação ambiental. Nos intervalos dos filmes, haverá palestra rápida sobre o assunto em foco.


PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Na sexta-feira (3), o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, fará o lançamento do Guia sobre Educação Ambiental em Comunidades Escolares (Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Ações voltadas para Comunidades Escolares no contexto da Gestão Pública da Biodiversidade – Guia informativo, orientador e inspirador).
Além de integrar a programação da Semana do Meio Ambiente, o lançamento do guia marca, também, a passagem do Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado na sexta-feira.
Para saber mais sobre o guia, que foi elaborado pela Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio, em parceria com o WWF Brasil e apoio do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), clique aqui.

 

PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

Também na sexta-feira, o Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional (Parna) de Brasília promove, durante toda a manhã, uma série de atividades para alunos de escolas do entorno da unidade de conservação. 

A programação começa às 9h, no Centro de Visitantes. Haverá apresentação de peça teatral (Teatro Lobo-Guará), capoeira, varal de poesia, plantio de mudas nativas do Cerrado, oficinas, gincana, exibição de filmes, slackline e trilha ecológica. 
Às 11h, será servido um lanche e, a partir das 12, a farra se transfere para as piscinas de água corrente, onde a garotada poderá nadar e brincar à vontade, no que é considerado o principal atrativo para os visitantes da unidade de conservação. 

FLORESTA NACIONAL DE PIRAÍ DO SUL

No domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Floresta Nacional de Piraí do Sul, no Paraná, organiza, com parceiros, a Caminhada Internacional da Natureza. Antes de começar o passeio, será servido um café da manhã na sede da Flona. Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.
A caminhada faz parte do Circuito das Pedras, que tem, ao todo, 14,5 quilômetros. Após o percurso em meio à mata nativa da Flona, os participantes entrarão no município de Castro e percorrerão estradas rurais dos bairros Guabiroba e Onça, na Serra das Pedras, incluindo a passagem por uma pequena cachoeira.
Em seguida, os caminhantes retornarão ao município de Piraí do Sul, com chegada no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, onde poderão almoçar e adquirir produtos orgânicos da agricultura familiar, diretamente dos produtores rurais da região. No local, haverá sorteio de brindes.