Natureza

Investir na natureza e na biodiversidade pode ajudar a enfrentar crises climáticas

5 de outubro de 2020

      Este mês, líderes mundiais e especialistas reuniram-se na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A conferência enfatizou a necessidade de salvaguardar a natureza e impulsionar o desenvolvimento do Quadro de Biodiversidade pós-2020. No ano passado, a Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima também focou-se na emergência climática.   Assim como nossas… Ver artigo

 

 

 

Este mês, líderes mundiais e especialistas reuniram-se na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A conferência enfatizou a necessidade de salvaguardar a natureza e impulsionar o desenvolvimento do Quadro de Biodiversidade pós-2020. No ano passado, a Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima também focou-se na emergência climática.
 
Assim como nossas sociedades e economias estão inextricavelmente ligadas e dependentes da biodiversidade, a perda da natureza e as mudanças climáticas também estão relacionadas – e grandes benefícios para as pessoas e para o planeta podem ser alcançados se forem enfrentados juntos. A pandemia de Covid-19 revelou-se crucial para uma mudança fundamental para economias de valor líquido zero e positivas para a natureza.
 
Devemos agarrar urgente e deliberadamente a janela de oportunidade que está estreitando-se para evitar tais crises no futuro, defende o Fórum Económico Mundial (FEM).
 
À medida que atingimos pontos de inflexão irreversíveis para a natureza e o clima. Mais da metade do PIB mundial é moderada ou altamente dependente da natureza e, em 2020, o FEM classificou as mudanças climáticas como o maior risco para as economias e para as sociedades.
 
A salvaguarda dos ecossistemas naturais é crucial se quisermos cumprir as metas de biodiversidade e climáticas. Parar o desmatamento e restaurar florestas, por exemplo, é uma das melhores opções disponíveis para deter as mudanças climáticas; também traz grandes benefícios para a biodiversidade. Esses cenários onde todos ganham são fundamentais para soluções baseadas na natureza e soluções climáticas naturais.
 
Soluções baseadas na natureza estão a ganhar popularidade entre governos e empresas para lidar com ameaças ambientais e resolver problemas sociais protegendo, restaurando e gerenciando ecossistemas de maneira sustentável. São também uma ferramenta poderosa contra as mudanças climáticas e podem fornecer 37% da mitigação de CO2 com boa relação custo-benefício necessária até 2030 para ficar abaixo de 2° C de aquecimento global. As soluções climáticas naturais estão relacionadas, mas têm o objetivo específico de reduzir as emissões de carbono e aumentar o estoque de carbono em ecossistemas naturais, como florestas e pântanos.
 
A forma como os esforços de descarbonização são planeados pode ajudar ou dificultar a reversão da perda de natureza. Para atingir os objetivos climáticos, estima-se que a energia eólica e a solar devem fornecer quase toda a nova capacidade de geração de eletricidade entre agora e 2040. No entanto, o desenvolvimento de tais tecnologias pode representar um risco para os ecossistemas naturais críticos se não for projetado com a natureza em mente. Vastas áreas terrestres e marítimas serão necessárias para a transição para a energia renovável e, segundo algumas estimativas, a produção de alguns metais precisará aumentar 12 vezes até 2050, a fim de cumprir as metas climáticas do Acordo de Paris.
 
 
Inglês
 
Investing in nature and biodiversity can help tackle climate crises
 
The crisis created by Covid-19 is a stark reminder of the devastating consequences of neglecting biophysical risks for human well-being, business and economies
 
This month, world leaders and experts met at the United Nations General Assembly (UN). The conference emphasized the need to safeguard nature and drive the development of the post-2020 Biodiversity Framework. Last year, the United Nations Climate Summit also focused on the climate emergency.
 
Just as our societies and economies are inextricably linked and dependent on biodiversity, the loss of nature and climate change are also related – and great benefits for people and the planet can be achieved if they are tackled together. The Covid-19 pandemic proved to be crucial for a fundamental shift towards zero net worth and positive for nature economies.