Parque Nacional do Iguaçu

Iguaçu recebe 1,6 milhão de turistas em 2015

10 de fevereiro de 2016

É a maior visitação já registrada no parque nacional

Foto: Arquivo ICMBio

 

 

Brasília (29/01/2016) – O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 1.642.093 pessoas de 172 nacionalidades durante o ano de 2015. É a maior visitação já registrada na unidade de conservação. Os brasileiros lideram o ranking com 916.995 visitas. Na sequência dos países com mais representatividade vem, pela ordem, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Peru e Japão (clique aqui para ver lista completa de todas as nacionalidades e números de visitantes).
 
O Iguaçu, que tem como principal atração as Cataratas, é o segundo parque nacional mais visitado do país, perdendo apenas para o Parque Nacional da Tijuca (RJ), que recebe mais de três milhões de visitantes por ano. O crescimento da visitação no Iguaçu foi de 6%. Um dos grandes destaques foi o fortalecimento do turismo nacional. Os brasileiros viajaram mais internamente, e as Cataratas foram um dos lugares escolhidos por milhares de famílias.
 
Zelar deste Patrimônio Natural da Humanidade, garantir a conservação da biodiversidade e proporcionar as condições de acesso e visitação para as pessoas do mundo são desafios diários muito grandes e, ao mesmo tempo, muito gratificantes, avalia o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Baptiston, em nota.
 
 
Melhoria dos serviços
 
“O ano de 2015 foi um ano muito bom para o Parque Nacional do Iguaçu, apesar de todas as dificuldades como a crise econômica e política do país. Nós conseguimos fortalecer e melhorar os serviços aos nossos visitantes, por meio das empresas concessionárias”, afirma Ivan.
 
Entre as melhorias, ele cita a conclusão da retirada da rede de energia elétrica aérea, dos postes, fios, estrutura e placas desnecessárias. “O parque ficou mais limpo, mais aberto, mais bonito”, diz. Além disso, foi iniciada a revisão do plano de manejo. “Estamos trabalhando em nossa ciclotrilha, mais uma estrutura para uso de nossos visitantes”, acrescenta o gestor.
 
Houve avanços, também, na ações de proteção da unidade e de relação com a comunidade. “Renovamos nossa parceria com a Polícia Ambiental, ampliamos as ações conjuntas com a Polícia Federal, Marinha, Exército e com outros agentes públicos, fortalecemos a gestão transfronteiriça com nosso parque irmão na Argentina e potencializamos nossa gestão participativa com nosso conselho consultivo e nas relações com as comunidades do entorno”.
 
 
Aumento da fauna silvestre
 
O chefe do parque destaca ainda a melhoria nos números da população da fauna selvagem, sobremaneira das onças-pintadas, no interior do parque, o que é mais um atrativo para os visitantes. “Temos muito a fazer para a gestão de um parque com tamanha importância. Vamos fazer muito mais em 2016. Na visitação, crescemos e superamos todas as expectativas.”
 
Por fim, Ivan ressalta o impacto do turismo na região. “Além do parque, os visitantes conheceram e passearam em muitos lugares da nossa cidade (Foz do Iguaçu). Eles se hospedaram e se alimentaram em nossos hotéis, restaurantes e bares. Tiveram oportunidade de conhecer a nossa hospitalidade e deixaram renda para nossa cidade. Eles, os visitantes, levaram, com certeza, boas lembranças. E, certamente, muitos deles voltarão e indicarão o nosso destino.”
 
 
NÚMERO DE VISITANTES NO PARQUE NOS ÚLTIMOS 4 ANOS
 
2015 – 1.642.093
2014 – 1.550.607
2013 – 1.518.876
2012 – 1.535.382
 
Ascom ICMBio – (61) 2028-9280 – com informações da Cataratas S.A.