Cartas

Com a palavra, o leitor

29 de setembro de 2005

Poluição visualÉ inacreditável que o governo Roriz, ao mesmo tempo em que construiu a belíssima ponte JK, permita que algum subalterno conceda autorizações para instalar na pista principal de acesso à obra monumental, absurdos monstrengos visuais, denominados out-doors. Além de tirarem a atenção dos motoristas, o que pode causar acidentes graves, esses painéis impedem de… Ver artigo

Poluição visual
É inacreditável que o governo Roriz, ao mesmo tempo em que construiu a belíssima ponte JK, permita que algum subalterno conceda autorizações para instalar na pista principal de acesso à obra monumental, absurdos monstrengos visuais, denominados out-doors. Além de tirarem a atenção dos motoristas, o que pode causar acidentes graves, esses painéis impedem de se ver uma das mais belas paisagens que Brasília tem na atualidade. É um crime de poluição visual, que aliás tem se espalhado por todas as cidades. Quem leva vantagem para autorizar a proliferação destes out-doors?
Jornalista Luiz Mendonça <luizmendonca@ofm.com.br > Brasília – DF


Rosinha
Senhor Silvestre Gorgulho: por esta correspondência, quero registrar o recebimento da Folha do Meio Ambiente enviado à Excelentíssima Senhora Governadora. Agradecemos, parabenizamos pela belíssima reportagem sobre as baleias no litoral brasileiro e aproveitamos para externar a toda equipe de Vossa Senhoria nossos votos de sucesso.
Fernando Peregrino
Secretário de Estado Chefe de Gabinete da Governadora Rosinha Garotinho
Rio de Janeiro – RJ


“Justitia” ambiental
Silvestre Gorgulho: Em 1981, ocorreu na Cetesb, São Paulo, o primeiro conclave sobre Ecologia. Nove anos depois da reunião da ONU, em Estocolmo, vários países participaram do encontro da Cetesb, como o Japão e Estados Unidos. A revista “Justitia”, do Ministério Público de S. Paulo, da qual fui diretor, esteve presente ao encontro na pessoa do promotor DR. Mamede José Coelho. Eu mesmo fui à abertura e encerramento. Deste encontro tiramos subsídios para o então nascente Direito Ecológico e para a publicação do número 113 da “Justitia” que foi dedicada a essa parte do Direito.
A Folha do Meio Ambiente (maio de 2005, ed. 157) publicou entrevista com Dr. Antônio Silveira, cuja notícia equivocada afirma que foi o primeiro programa ambiental no Brasil, “lançado em agosto de 1995, no anfiteatro de zoologia da USP”. Quero assinalar o equívoco, pois na realidade o primeiro programa foi o realizado pela Cetesb, em 1981, que resultou na publicação da revista “Justitia”, com 500 páginas.
No mais, aplaudo, com entusiasmo, a sua publicação, seu editorial e a entrevista do Dr. Antônio Silveira, apenas com essa pequena ressalva.
S. Silva Barreto
Procurador de Justiça
(aposentado) São Paulo – SP


Parque Vivo
A equipe do Projeto Parque Vivo parabeniza a Folha do Meio Ambiente pelos 16 anos. Essa é uma publicação de excelência e esperamos poder continuar recebendo esse material de fundamental importância para nós, alunos e professores visitantes deste parque onde atuamos desde 1993. Vocês estão de parabéns por tantos anos de luta!
Patrícia Alvarenga
Coord. do Projeto Parque Vivo – R. Major Virgílio Borba, 50 – Bairro Dionísio Torres
Fortaleza – CE


Folha
Recebemos e lemos a Folha do Meio Ambiente. O jornal tem assuntos que a gente nem atinava e que são atualíssimos e interessantes. Nenhuma mídia fala assim com tanta competência e profundidade sobre o meio ambiente. Parabéns!
Gilberto Gorgulho
São Paulo – SP


Sementes para Bonito
Sou  da cidade de Bonito-BA, na chapada Diamantina. Trabalho na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Juntamente com o grupo de ambientalistas e outras organizações, estamos recuperando as nossas matas ciliares já devastadas. Por este motivo estamos fazendo uma campanha a nível nacional com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente e em cumprimento a lei de nº 7.797 de 10/07/1989 para coletar sementes de árvores nativas que existiam em nossa região, a exemplo da quaresmeira e ipês. Desde já agradecemos a todos que puderem colaborar.
Elizete Almeida
elizeteps@yahoo.com.br
Bonito-BA
Silvestre Gorgulho: li uma reportagem sua sobre arborização urbana e pude perceber que você entende muito de paisagismo. Como sou ligado à Secretaria da Agricultura de Bonito-BA, venho solicitar-lhe informações sobre a compra de sementes de dois tipos de árvore: quaresmeira e ipês. Conto com sua atenção.
Gilzeudo Barbosa dos Anjos
gilzeudox@yahoo.com.br
Bonito-BA
N.R – Gizeudo e Elizete: parabéns pelo trabalho de vocês e parabéns pela disposição de todos de Bonito em recuperar as matas ciliares. Na verdade, não entendo de paisagismo. Sou apenas jornalista. Mas não é difícil de arrumar as sementes destas árvores e de muitas outras que vocês desejarem. Bastar contatar o Clube da Semente do Brasil. Vou passar os dados:
www.clubedasemente.org.br
Caixa Postal 377
Tel/Fax: (62)-3322-6184  e  (61)- 3552-0711
70359-970 – Brasília, DF  sementes@clubedasemente.org.br
Publicação de artigos
Sou engenheiro ambiental e tenho interesse em publicar alguns artigos na Folha do Meio Ambiente. Esse é um jornal de grande credibilidade no mundo acadêmico.
Como devo proceder para enviar esses artigos. Desde já grato pela atenção e parabéns pelo trabalho.
Ramon Gontijo Darico – Belo Horizonte – MG
engenheiro_desa@yahoo.com.br
N.R – Ramon, obrigado pelo email. A participação de assinantes é sempre bem-vinda. O jornal tem um conselho editorial. Os artigos são repassados para pelo menos cinco pessoas do conselho que decidem sua publicação.
Os artigos devem ter até três mil dígitos.  Se aprovados, publicaremos com o maior prazer.


 


Axé das Baleias
Gostamos muito da reportagem “Axé das Baleias”, da Folha do Meio Ambiente, por ser bem completa, precisa e informativa. Foi a melhor matéria produzida recentemente. Os leitores poderão entender bem o trabalho de conservação e pesquisa de toda a equipe que se dedica ao Instituto Baleia Jubarte e, também, poderão imaginar a beleza deste passeio para ver de perto estas maravilhosas criaturas do mar.
Márcia Engel – Instituto Baleia Jubarte – Humpback Whale Institute – Brazil – (71) 3676-1463 (73) 3297-1340 – www.baleiajubarte.com.br 


Axé das Baleias 2
Essa reportagem sobre as baleias me encheu de entusiasmo e resolvi entrar nesta de avistagem das baleias. Queria dizer que fiz uma maravilhosa viagem à Praia do Forte, fui ver as baleias e voltei entusiasmado com o nosso país. Esse negócio de Severinos, mensalão, mensalinhos, CPIs, Marcos Valério, Duda Mendonça, PT, dólar na cueca, caixa dois de campanha tudo isso faz parte de um Brasil dos espertos e dos aproveitadores. Parece até os, outrora, caçadores de baleia. O Brasil que vi na Praia do Forte é o Brasil de meus sonhos, o Brasil que faz bem ao corpo e à alma.
Soares Netto – Belo Horizonte – MG


Axé das Baleias 3
O Brasil é mesmo um país de oportunidades. Fiquei sabendo da matéria sobre a avistagem de baleias jubarte, no Sul da Bahia, porque o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, citou o jornal e a reportagem durante encontro do Conselho Nacional do Turismo, realizado no Hotel Naoun, em Brasília, como exemplo de empreendimento turístico que está nascendo e crescendo no Brasil.
Quero cumprimentar o autor da reportagem sobre as baleias duplamente: pela matéria e pelo belíssimo e oportuno editorial sobre as verdades e mentiras que escutamos todos os dias nas CPIs do Congresso Nacional. Mentiras, aliás, que já começam nas riquíssimas campanhas políticas de deputados, senadores, prefeitos e até do Presidente da República.
Bernadete M. Queiroz –
Brasília – DF