USO PÚBLICO

Parque Nacional do Descobrimento passa por revitalização para 2022

11 de novembro de 2021

Novas sinalizações, construções de apoio aos visitantes e mais segurança estão entre as iniciativas que visam a reabertura total da unidade

icmbio

 

thumbnail_Caminhada_Caminho do Descobrimento_Foto Átila Ximenes_nov 2018 (2) 2 (1).jpg

Foto: Átila Ximenes

 

No extremo sul da Bahia, uma área de Mata Atlântica vence as barreiras do tempo e se consolida sob os tabuleiros costeiros no Parque Nacional do Descobrimento. A Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), totalmente inserida no município de Prado e a 15 km de Itamaraju, preserva mais de 22,6 mil hectares. E, para proporcionar aos visitantes a integração com esse espaço natural e biodiverso, a equipe do PND está se preparando para uma abertura total até 2022.

Com o início da pandemia, em 2020, o PND começou a trabalhar o projeto de renovação da sinalização das trilhas e os atrativos, baseado nas orientações do Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio. No mês de setembro de 2021, brigadistas e condutores se uniram à equipe do parque, em campo, para as ações que vão viabilizar a abertura rotineira da Unidade de Conservação, como a recuperação das trilhas e a construção de estruturas de apoio aos visitantes e o mapeamento dos atrativos.

Até o próximo ano, os visitantes do parque vão poder contar com o Guia de Trilhas e outros Atrativos do Parque, que está sendo elaborado, para se localizar na unidade. A segurança é garantida por meio do Protocolo de Gestão da Segurança da Visitação, com todos os contatos de serviços públicos essenciais.

Dez banheiros e uma área para recepção de visitantes serão construídos na entrada do parque, que também planeja um parquinho infantil na unidade. Os serviços de internet e telefonia estão sob tratativas. Na próxima semana, uma cancela será instalada junto ao portão do PND para controle de entrada e saída da Unidade de Conservação que, atualmente, limita o acesso simultâneo de 11 carros.

Para entrar no parque é recomendada a contratação de condutores de visitantes. O PND conta com 23 profissionais autorizados, inclusive especializados em trilhas de bicicletas, todos treinados para atuar em condições adversas. Em caso de visitação não conduzida, a recomendação é restringir os passeios à Trilha do Macaco-prego (450 m) e à Travessia do Descobrimento (11,5 km).

Outros percursos estão disponíveis em diversos níveis, do mais fácil ao mais difícil, como a Trilha da Gameleira (6,9 km), que culmina na árvore gameleira centenária; Trilha da Juerana (4,5 km), com vistas para os vales; a ciclotrilha do Tambor (11,7 km), de nível muito difícil, e a Travessia do Descobrimento II (12,9 km), que leva à Lagoa Só Não Vou e à Aldeia Gurita, do povo Pataxó, permitida apenas com condutor autorizado pelo PND.

Etnoturismo
Mais uma novidade em curso, apoiada pelo ICMBio no PND, é a consolidação de novos roteiros de Etnoturismo na Unidade de Conservação. Aldeias do Povo Pataxó residem no Parque Nacional do Descobrimento – Alegria Nova, Kaí, Monte Dourado, Pequi, além das aldeias Gurita e Tibá, que já estão estruturadas para oferecer a nova modalidade turística, com trilhas de longo percurso passando pelas comunidades.

Clica lá
Nas redes sociais, a equipe do parque nacional lançou a série #VisiteoPND para informar os visitantes sobre as atividades, normas e serviços prestados. O parque funciona diariamente, das 7 horas às 17 horas.

O Parque Nacional do Descobrimento é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como integrante do Sítio do Patrimônio Mundial Natural “Reserva da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento”. Contempla a formação vegetal conhecida por Hileia Baiana (mata de tabuleiros), que abrange o extremo sul da Bahia e o norte do Espírito Santo.

Outra curiosidade do parque é a presença de espécies típicas do Bioma Amazônia, que já apresentou conexão com a Mata Atlântica no passado, como a ave capitão-do-mato e a árvore copaíba, conhecida pelos fins medicinais. Para mais informações ou dúvidas sobre o funcionamento do PND, basta enviar e-mail para: parnadescobrimento@icmbio.gov.br.