Semana da Àgua

Rio de janeiro abre semana da água domingo

22 de março de 2016

Palco foi a Lagoa Rodrigo de Freitas com o objetivo de conscientizar população para uso consciente dos recursos hídricos

 

Cerca de 500 pessoas participaram neste domingo (20/03) da abertura das comemorações da Semana da Água da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Lagoa Rodrigo de Freitas, que comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).

 O Espaço das Águas, próximo ao Parque dos Patins, foi palco de várias atividades culturais e socioambientais, voltadas para a conscientização para o uso racional da água e da importância da reciclagem de materiais que, caso descartados, podem contaminar os corpos hídricos.

 – Queremos chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à água, desde o uso consciente até o saneamento básico. Este trabalho socioambiental é complementar aos investimentos que estão sendo feitos na preservação de nascentes, na coleta e tratamento de esgotos e no recolhimento de óleo usado, entre outros projetos – afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

 Durante o evento foram distribuídos funis para incentivar a população a coletar óleo de cozinha usado. Este é o objetivo do Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal (Prove), iniciativa que estimula a coleta de óleo de cozinha usado a partir de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O óleo coletado é utilizado como matéria-prima para fabricação de sabão pastoso e na produção de biodiesel. Também foi realizada uma oficina sobre a fabricação de sabão a partir do óleo usado.

 Durante o evento foram realizadas também atividades de pintura e distribuição de material de conscientização sobre o uso consciente da água. A diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Eliane Barbosa, destacou que a reciclagem de materiais e de lixo que, de outra forma, iriam contaminar os corpos hídricos, assim como a economia de água no cotidiano, são importantes para a preservação dos recursos hídricos.