Rio Jucu

Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Jucu

26 de outubro de 2016

Morte foi causada por falta de oxigênio na água. Entres as espécies, foi identificada grande quantidade de bagres.

 

Daniela Carla
Da TV Gazeta
 
 
 
Milhares de peixes são encontrados mortos na beira do Rio Jucu, em Vila Velha, na região da Grande Vitória. Moradores dizem que as mortes começaram no último sábado (22). Problema é causado pelo baixo volume de água e oxigênio do rio. Entres as espécies, foi identificada grande quantidade de bagres.   
 
Os moradores da Barra do Jucu dizem que os peixes mortos começaram a aparecer no sábado, entre a ponte da Madalena e a foz do rio. Eles relataram que algumas pessoas estão levando peixes mortos para casa. Eles reclamam do cheiro ruim.
 
O presidente da Associação de Moradores da Barra do Jucu, Denivaldo Falcão Ferreira, está triste com a situação. “Preocupado e muito triste, porque estamos vendo isso com frequência. A prefeitura já abriu a foz 15 vezes só esse ano. O que nos deixa mais triste é não escutar nenhuma palavra do governo do estado”, declarou.
 
Um dos motivos para a morte dos peixes é o nível baixo do Rio Jucu. O movimento das marés faz aparecer uma faixa de areia entre o rio e o mar. Para o ambientalista Eduardo Pignaton, tirar a areia da foz do rio não resolve o problema, deve ser feito um píer para que a barra seja mantida aberta.  
 
“São duas coisa: uma que é a falta de água doce que desce pelo rio e a outra é a falta de água salgada, porque a boca da barra fechou. Então, a maioria dos peixes querem voltar para o mar, eles subiram o rio para desovar na época da piracema. Como está fechado e tem muito esgoto, a falta de oxigênio fez com que eles morressem por asfixia”, explicou.

 

Peixes mortos no Rio Jucu, no ES (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Peixes mortos no Rio Jucu, no ES (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)