Meio Ambiente

Debate com secretários da Amazônia Legal é destaque em semana do meio ambiente on-line

31 de maio de 2020

Programação acontecerá durante cinco dias e começa nesta segunda-feira (1º).

 

 

A Amazônia vai estar em debate durante a semana de meio ambiente on-line promovida pela Sema — Foto: Maksuel Martins/Secom

A Amazônia vai estar em debate durante a semana de meio ambiente on-line promovida pela Sema — Foto: Maksuel Martins/Secom
 
 
 
 
Um debate com secretários da Amazônia Legal e rodas de conversa on-line fazem parte da Semana do Meio Ambiente programada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A agenda tem início na segunda-feira (1º) e vai até o Dia Mundial do Meio Ambiente, na sexta (05).
 
Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o encontro terá um formato diferente neste ano. A programação será 100% virtual, com palestras e debates desenvolvidos por especialistas, que abordarão a temática ambiental e seus desdobramentos socioeconômicos na região. O evento estará disponível em várias plataformas digitais.
 
Entre os temas programados, destaque para o cenário do meio ambiente durante a pandemia; os desafios no combate a ilícitos ambientais na Amazônia, além de perspectivas para conciliação entre conservação, preservação e setor primário no Amazonas.
 
 
Programação
 
Segunda-feira (1º) – 16h: Via Instagram, live com representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, vai dividir tela com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, para abordar o tema “Por que estamos em emergência ambiental?”.
 
Terça-feira (02) – 16h Manaus: Via Instagram Sema AM, live com o secretário executivo da Sema, Luís Henrique Piva, e a secretária executiva adjunta da Secretaria, Christina Fischer. Eles vão debater o “Meio ambiente e os desafios da pandemia: impactos da Covid-19 na área ambiental”.
 
Quarta-feira (03) – 15h Manaus: Via Facebook Sema AM, tem início o circuito de webinars, com a presença de três convidados externos. O tema inicial será “Setor primário e meio ambiente: oportunidades ou entraves?”. Fazem parte da abordagem o secretário de Estado da Produção Rural, Petrúcio Magalhães; o diretor de Novos Negócios do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Mariano Cenamo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço. O mediador será o secretário Eduardo Taveira.
 
Quinta-feira (04) – 16h Manaus: Via Youtube da Sema MT, o debate vai contar com a participação dos secretários de meio ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O webinar terá como tema “Estados da Amazônia contra o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais: ações no contexto da Covid-19”.
 
Sexta-feira (05) – 15h Manaus: Via Facebook Sema AM, a discussão será em torno de perspectivas para o desenvolvimento sustentável no Amazonas. O tema abordado será “Como a economia da floresta pode salvar a Amazônia: ideias e exemplos”. A reunião virtual será mediada pelo secretário Eduardo Taveira e vai ter como convidados o professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Henrique Pereira; o diretor técnico do Idesam, Carlos Koury e o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.