Boca no Trombone!

5 de março de 2004

Às vezes, não dá para segurar. Só mesmo o desabafo para protestar e exigir respeito. Este é um espaço reservado aos leitores da Folha do Meio que, inconformados, denunciam os agressores do meio ambiente. "Atenção autoridades, para a grave agressão que está sofrendo o rio Arrojado. Os moradores de Correntina (BA) estão mobilizados e denunciam… Ver artigo

Às vezes, não dá para segurar. Só mesmo o desabafo para protestar e exigir respeito. Este é um espaço reservado aos leitores da Folha do Meio que, inconformados, denunciam os agressores do meio ambiente.

"Atenção autoridades, para a grave agressão que está sofrendo o rio Arrojado. Os moradores de Correntina (BA) estão mobilizados e denunciam a abertura de um canal à esquerda do rio Arrojado, para beneficiar a Fazenda São Gabriel de propriedade de Vagner Rosse, Naim Jacob e Luiz Papini. Esse canal de 9 km de extensão está matando nosso rio. Socorro!"
Ass. Comunitária Agrícola de Correntina, Grupo Ambientalista Verde-Vivo São Manoel, Igreja Católica de São Manoel e colégios da região. Fone (77) 488-2646 (Jenival) (77) 488-2072 (Rádio Carícia FM) e Joselito Silva dos Santos
CORRENTINA, BA

* * *

"Repudiamos as declarações difamatórias do Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará, João Moraes, contra a Comissão Pastoral da Terra, na pessoa de Frei Henri de Roziers. Repudiamos, também, as pressões que os policiais civis de Xinguara fazem contra a professora Iraci Oliveira dos Santos, nas apurações das denúncias feitas por ela, referentes às torturas sofridas pelo seu filho, menor de idade, por parte dos investigadores da Polícia Civil de Xinguara, em junho de 99".
Jelson Oliveira, Comissão de Justiça e Paz da Família Dominicana do Brasil
 <cptpr@softone.com.br>

* * *

"O povo quer saber: como anda o projeto de Despoluição da Baía de Guanabara que já queimou mais de 100 milhões de dólares? O PDBG virou um saco sem fundo e parece mais o TRT paulista…"
Profa Deline de Almeida Campos 
RIO DE JANEIRO, Ilha do Governador – RJ

* * *

"O que não falta, no Brasil, é derramamento: tem derramamento de óleo no mar e nos rios, derramamento de dinheiro falso nas fronteiras, derramamento de água no leite, derramamento de solvente na gasolina e até derramamento de votos comprados nas eleições". 
Sílvio de Oliveira Telles Filho
SÃO PAULO (Santana), SP

* * *

"Só depois da tragédia ecológica do vazamento de óleo da Repar/Petrobras nos rios Barigui e Iguaçu é que a sociedade se antenou para outro gravíssimo desastre ambiental: o rio Iguaçu está se tornando um depósito de lixo de todos os tipos. É um verdadeiro escoadouro de detritos urbanos e industriais".
Pedro Washington, presidente da Associação Paranaense de Imprensa
CURITIBA, PR

* * *

"O rio Vermelho, um dos principais afluentes da bacia do Pantanal, está sendo contaminado pela empresa ADM Exportadora e Importadora de Soja. Há suspeita de que a indústria tenha despejado no Córrego Escondidinho (afluente do Rio Vermelho) resíduos de soda caústica e ácido utilizados na lavagem de óleo. O mau cheiro impede os moradores até de tomar banho no Rio".
Estudantes Aline Medeiros e Michel Medeiros Neto
RONDONÓPOLIS, MT

* * *

"Se todo mundo que visse uma agressão ambiental colocasse a boca no trombone, informasse as autoridades do setor ou cobrasse dos agressores uma atitude ecologicamente correta, o mundo com certeza seria muito melhor. E a população mais feliz".
Professora Dorothéa de Almeida Vargas (por e-mail)
BELO HORIZONTE, MG

* * *

"Veja como são as coisas e veja a importância do trabalho com o meio ambiente hoje em dia: o presidente da Petrobras, Philippe Reichstul – definitivamente – marcou sua passagem pela empresa. Por mais que faça e ganhe pontos com o sucesso econômico e financeiro da empresa, vai ficar na história da Petrobras como o homem das tragédias ambientais".
Dácio Antunes de Souza Neto (universitário – por e–mail)
BRASÍLIA, DF

Boca no Trombone!: é só escrever, mandar fax ou e-mail para a Folha do Meio
Fax: (61) 321-7357 – E-mail: folhamei@terra.com.br