Boca no Trombone

21 de agosto de 2007

Lixo e fumaça“Lixo é fogo? É impressionante a ausência de conhecimento das pessoas com relação ao meio ambiente, e porque não dizer com a própria saúde. Gostaria de saber o que leva pessoas a queimar lixo, mato seco, produtos que poderiam ser reciclados… Ainda mais com o clima seco como está. Além de causar um… Ver artigo

Lixo e fumaça
“Lixo é fogo? É impressionante a ausência de conhecimento das pessoas com relação ao meio ambiente, e porque não dizer com a própria saúde. Gostaria de saber o que leva pessoas a queimar lixo, mato seco, produtos que poderiam ser reciclados… Ainda mais com o clima seco como está. Além de causar um grande incêndio prejudicar a camada de ôzonio e até os nossos pulmões. Coitados dos que tem renite, bronquite, sinusite, ou qualquer outro “ite” que quase todo curitibano tem devido ao nosso clima. O bairro Boa Vista vem crescendo e com isso acho que a ignorância das pessoas tem aumentado, pois é espantoso como gostam de botar fogo em qualquer matinho seco, e ali aproveitam para queimar outros produtos como madeira velha, pneus e afins. E é tão simples ligar para a Prefeitura e pedir o corte do mato de áreas pertencentes a ela ou então depois de cortar a grama de casa recolher tudo e ensacar ou usar de adubo, mas não, eles preferem empestear o ar com uma fumaça fedida de mato seco. Puxa vida, em uma cidade onde a coleta de lixo residual e reciclável funciona tão bem, alguém poderia me explicar por que tocar fogo, em vez de colocar o lixo na lixeira para o caminhão coletar?”
Maria Luciana Pelosi – mariamalu@zipmail.com.br – Curitiba – PR



Transposição
“Vocês não acham que é hora de alguém chegar para as autoridades do Ministério da Integração e dizer com todas as letras “Se o governo federal investir os R$ 4 bilhões que quer gastar na transposição no próprio vale do rio São Francisco – onde os ribeirinhos são tão pobres quanto os habitantes do Nordeste – o Brasil não ganhará muito mais? Com este dinheiro todo, o vale do rio São Francisco vai sair da pobreza para virar uma nova Califórnia. No Nordeste, a água da transposição vai ser para as indústrias, o gado e cultura de camarão. No Vale vai ser para produzir alimentos”.
Leo M. Cangussu – Montes Claros – MG



Queimadas
“As queimadas estão aí. É um pecado viajar pelas nossas rodovias e ver pastagens, florestas e capoeiras pegando fogo. Tenho a impressão que a maioria destes incêndios é provocada pelos tocos de cigarros que os motoristas e passageiros jogam pela janela do carros. Um crime e uma falta de civilidade”.
Penha N. Soleira – Rondonópolis – MT