Cartas

Com a palavra, o leitor

20 de julho de 2007

Serra Vermelha / André PessoaMeu caro André Pessoa, seu trabalho na Folha do Meio Ambiente está excelente. Bem argumentado e com citações de autoridades que discordam do desmatamento. Pergunto: você já enviou este trabalho para os procuradores Tranvanvan Feitosa e Carlos Wagner da Procuradoria Fede-ral do Piauí? Estes bravos procuradores foram os paralisadores da nefasta… Ver artigo

Serra Vermelha / André Pessoa
Meu caro André Pessoa, seu trabalho na Folha do Meio Ambiente está excelente. Bem argumentado e com citações de autoridades que discordam do desmatamento. Pergunto: você já enviou este trabalho para os procuradores Tranvanvan Feitosa e Carlos Wagner da Procuradoria Fede-ral do Piauí? Estes bravos procuradores foram os paralisadores da nefasta ação da J.B. Carbon.
Heitor Castelo Branco – hpai@oi.com.br
NR- O Heitor Castelo Branco é um dos maiores intelectuais do Piauí e faz parte da Academia Piauiense de Letras.


Serra Vermelha / André Pessoa
Parabéns a esses dois bravos da luta preservacionista, Francisco Soares e André Pessoa. A empresa JB e suas assessorias tentam grosseiramente desqualificá-los pela coragem que  vocês têm de revelar ao mundo esse ino-minável crime. Vocês conseguiram mobilizar a comunidade ambientalista por esta terrível ação contra a vida.
É hora da sociedade se posicionar contra os que querem o desenvolvimento a qualquer custo. Parecem não lembrar que a verdadeira riqueza está na preservação dos nossos tesouros naturais, como Serra Vermelha, covardemente depredada por ganância.
Esse projeto vem na contra-mão da racionalidade. Não percebem “esses desenvolvimentistas do atraso” que a nossa maior riqueza consiste em preservar essas áreas e estabelecer planos de aproveitamento econômico baseados em atividades não predatórias – apicultura, turismo.
É o que preconiza a sábia e maltratada pesquisadora Niede Guidon, escorraçada do nosso meio pela impossibilidade de conviver com a ignorância dos mandantes de plantão.
J. Abreu –
jobabreu1@hotmail.com


Serra Vermelha / André Pessoa
Realmente o depoimento de André Pessoa desmascara tamanha insensatez do projeto Energia Verde, comandado pela empresa carioca JB Carbon S/A.
As justificativas sobre esse empreendimento estão cada vez mais absurdas, tentando convencer os incautos. Estamos de olho nesse “manejo florestal” que pode ser o maior desmatamento do Brasil. E o que é pior, autorizado pelo Governo.
Claudete Maria Miranda Dias –UFPIclaudete_maria_miranda_dias@hotmail.com
NR: A historiadora Claudete Dias é da Universidade Federal do PI  e doutora pela Universidade de Sorbone/Paris.


Serra Vermelha – Toma Jeito Macambira!
Toma jeito, secretário Dalto Macambira! Segundo este Secretário de Meio Ambiente do Piauí os dados apresentados no Painel Inter-governamental de Mudanças Climáticas (IPCC) elaborado por cerca de 400 cientistas não são confiáveis. Precisamos convidá-lo a confirmar suas observações na próxima reunião do IPCC, pois é a primeira vez que alguém admite textualmente que a nossa espécie não é o agente causador dos problemas ambientais que afetam o planeta, mas a pobreza dos povos, conforme manchete do jornal Meio Norte.
A gestão ambiental no Piauí vai muito mal. Não temos planejamento e organização. A administração está acéfala podendo titulá-la em: “Gestão Ambiental: incompetência Administrativa”. Toma jeito secretário!
Avelar Damasceno Amorim  – Engº Agrº M.Sc. Tecnologia da
Produção de Sementes. Presidente da Associação dos Eng.Agrônomos PI e Diretor de Meio Ambiente do SENGE.


Serra Vermelha
Sinceramente, queria entender como o governo federal e o governo do Piauí até  agora não tomaram nem uma posição firme a respeito de Serra Vermelha. A única solução é a criação do Parque da Serra Vermelha. Urgente! A História vai cobrar.
Sandra G. Regina – Sobral-CE


Serra Vermelha / André Pessoa
Li atenciosamente o depoimento de André Pessoa e sua resposta à asses-sora de imprensa do projeto Energia Verde. Achei excelente. Isabela Vargas, assessora de imprensa do projeto, deu uma magnífica oportunidade de argumentação e, principalmente, que André realizasse um importante histórico sobre todos os fatos e personagens envolvidos na discussão sobre o duvidoso projeto. Parabéns, além de jornalista, fotógrafo André Pessoa  seria um grande advogado, pois fez uma defesa espetacular
Gisele Daltrini Felice – São Raimundo NOnato – PI
gdfelice@yahoo.com.br


NR: (Veja o Ponto de Vista da geógrafa Gisele Daltrini Felice sobre Serra Vermelha, nesta edição)


 


COReAÇÃO


Atenção meu irmão!
a missão da preservação
palpita no teu coração;
e está traçada
no mapa da tua mão!
se você ama a natureza de COReAÇÃO,
agora é a hora de entrar em ação!
Chega de 1/2 ambiente.
Vamos lutar por 1 ambiente inteiro!


Do meu País tenho orgulho!
mas da motosserra,
não quero ouvir barulho.
E já chegou julho,
preocupada com as pessoas,
não ficarei à toa,
sentarei na proa de uma canoa;
farei vasculho, nos lagos, rios e lagoas
e tirarei lixo e entulho.
Seguirei a lição dos Gorgulho,
que plantou a semente
E deixou mais consciente
o Brasil e sua gente
com a Folha do Meio Ambiente.


Anne Caroline Barbosa de Paula Lima (15 anos)
1ª série ensino médio – C.E.Infante Dom Henrique
Rua Barão de São Francisco, 387 – Rio de Janeiro


18 anos
Quero ter o prazer, como cidadão, a alegria, como leitor, e a honra, como profissional de comunicação, de cumprimentá-lo, a Regina, Márcia e à sua equipe,  pelos 18 anos da Folha do Meio Ambiente.
Acompanhei parte deste tempo viajando pelas páginas da Folha, e sou testemunha de coberturas re-levantes como a descoberta da verdadeira nascente do rio São Francisco, a cobertura permanente das iniciativas de órgãos governamentais e a atitude vigilante sobre ações de empresas, ou como a série investigativa sobre a Serra Vermelha, nas mais recentes edições.
Parabenizo também pelo sucesso como publisher, tão importante quanto o sucesso do jornalista. Amigo. Vocês fazem história!  Quero ter o prazer de acompanhar outros 18 anos da Folha do Meio.
Rogério Ruschel –  rruschel@uol.com.br – São Paulo-SP


Reciclagem
Bom trabalho a vocês aí do jornal. Trabalho na empresa JW Dias que se preocupa muito com meio ambiente. A empresa coleta resíduo de óleo vegetal, que é reciclado, se transformando em outros produtos.
 Gostaria de entrar em contato com todas empresas ou entidades não governamentais de São Paulo que trabalham com este tipo de reciclagem.
Joice Silva – São Paulo – SP
jwdiascoletadeoleo@terra.com.br


Didático
Caros amigos. Pela primeira vez tive contato com o jornal. Devo registrar que logo à primeira leitura, me chamou a atenção pela seriedade e alto teor científico das matérias e artigos.
A forma didática com que são apresentadas as reportagens é um incentivo a mais para estudantes e professores.
Gilberto Barreto – gbnb1@bol.com.br – Prof. de Geografia Colégio Deputado Estadual Henrique Brito –  Salvador – BA