Cartas

Com a palavra, o leitor

28 de fevereiro de 2008

Mau exemplo da Bungue Temos que nos preocupar com o meio ambiente. O desmatamento descontrolado e a omissão de governantes quanto às leis ambientais estão levando o planeta ao desastre. As autoridades parecem fingir desconhecer as leis. É preciso criar uma política mais séria e mais severa, para punir os maus feitores que vem destruindo o… Ver artigo

Mau exemplo da Bungue
 Temos que nos preocupar com o meio ambiente. O desmatamento descontrolado e a omissão de governantes quanto às leis ambientais estão levando o planeta ao desastre. As autoridades parecem fingir desconhecer as leis. É preciso criar uma política mais séria e mais severa, para punir os maus feitores que vem destruindo o meio ambiente. É preciso nos preocupar mais com as nascentes, com as áreas de preservação permanentes e matas ciliares. Na Amazônia, os desmatamentos não pararam, aumentam e não há fiscalização e nem punição.
Olha, sou funcionário publico militar, ambientalista da reserva de Minas Gerais. Também sou técnico ambiental. Estou preparando uma matéria sobre “Aquecimento Global Chega ao Brasil” tão logo que estiver pronta encaminharei para vocês.
Parabéns pelo brilhante trabalho que vem executando, especialmente à Tânia Martins, uma jornalista corajosa e guerreira.
 Carlos Roberto Lino –
carloslino2007@yahoo.com.br
 
Desmatamento no Piauí
Li a matéria da Tânia Martins na FMA e fiquei chocado. Parabéns ao jornal e à jornalista por terem coragem de desnudarem a questão ambiental no Piauí. Esta Tânia é arretada! Estou espalhando a matéria sobre o desmatamento e sobre o mau exemplo da Bunge por todo lugar. Continuem assim.
Allison- http://br.groups.yahoo.com/group/jorn-ambiente/


Boa leitura
Tenho o maior interesse em ler notícias sobre florestas, sobre águas tanto marinhas como de rios, sobre nossa fauna e flora. Estou fazendo uma assinatura deste jornal que considero tão atuante quanto muito atualizado com os temas deste século.
Suely Ando Maglia  São José do Rio
Pardo – SP



Material didático
Trabalhamos com a Folha do Meio Ambiente no Centro de Ensino Médio 03 do Gama. Os professores e alunos utilizam o jornal como material didático em nossos trabalhos pedagógicos. O importante seria uma maior quantidade de exemplares.
Jacqueline Menezes do 
Amaral – Gama – DF
Material didático
A Equipe da Escola dos Meninos e Meninas do Parque agradece a parceria firmada com a Brasil Telecom para recebimento do jornal Folha do Meio Ambiente.
Ressaltamos a importância de continuar com esta parceria, pois o jornal enriquece muito a prática pedagógica de nossa instituição.
Professora Ivete  Aguiar – Brasília – DF


Responsabilidade
socioambiental

É sempre uma satisfação ter contato com a FMA. Sou bióloga formada pela UFPE. Estou desenvolvendo um trabalho sobre os princípios da responsabilidade socioambiental. Quem puder me ajudar com exemplos, artigos ou mesmo depoimentos ficarei muito grata. Sei que os leitores deste jornal são muito antenados com este tema, daí minha indagação.
Roberta Canas – Recife – PE
 robertacanas@gmail.com


Publicação de trabalho
Sou professor de Física do ensino médio e do curso Superior (Faculdades Oswaldo Cruz Departamento de Engenharia Ambiental). Em 2007, meus alunos do ensino médio fizeram um interessante trabalho na área ambiental. Gostaríamos muito de publicá-lo na Folha do Meio Ambiente. Precisamos das informações para conseguir nosso intento.
Prof. Dulceval Andrade – diracpenrose@uol.com.br
NR: Sempre recebemos cartas de professores e alunos com o mesmo interesse. Aproveitamos, mais uma vez, para esclarecer que o jornal publica trabalhos desde que seja interesse dos outros leitores. Um detalhe: publicamos em forma de reportagem e com no máximo três mil dígitos. Precisa, apenas, ser aprovado pelo conselho de redação. O trabalho e ilustração podem ser enviados para nossa redação, em Brasília.


GPA – Araponga
Sou fundador de uma grupo ambiental , GPA-Grupo de Proteção Ambiental de Araponga. Este grupo não é ong e nem tem ligação com o poder publico. É formado por pessoas voluntárias, a fim de fazer algo para o meio ambiente. Não temos nenhum recurso. Nossas atividades são realizadas por meio de alguns apoios, tipo reciclagem..Conheci a Folha do Meio Ambiente e achei que poderia ter algumas parcerias. Quem sabe o grupo poderia receber alguns exemplares mensais para nosso trabalho de educação ambiental aqui na cidade?
Nosso endereço: GPA – Praça Manoel Romualdo de Lima, 149 – Araponga – MG
Mário Henrique Macedo – gpaaraponga@hotmail.com
Araponga – MG
NR – Mário Henrique, parabéns pelo seu trabalho, que deve ser muito interessante. Três coisas: 1) vamos lhe enviar algumas edições para que seu grupo conheça melhor o jornal 2) Temos interesse em divulgar o trabalho de vocês, sobretudo por ser um trabalho voluntário; 3) A Folha do Meio Ambiente é um jornal de educação ambiental. Busca nas suas edições conscientizar e resgatar os valores da cidadania. Mas é um jornal feito por jornalistas profissionais e não está atrelado a nenhuma fundação, ONG, empresa ou governo. Vive exclusivamente dos anúncios que recebe e das assinaturas pagas por seus leitores. Portanto, não podemos promover doações. Só a postagem custa mais de um real por edição. E olha que recebemos mais de 200 pedidos mensais de assinaturas-cortesia por parte de professores, de escolas e ONGs. Nossa orientação é que os interessados  se ajudem e ajudem também o jornal. Como? Simples, procurando uma empresa da cidade, a própria prefeitura, até mesmo a Câmara Municipal ou algum empresário para fazer as  assinaturas. Ninguém se nega a atender um pedido desses, até mesmo porque o valor é baixo. Apenas R$ 87,00 por 12 edições. Importante: todos os assinantes do jornal têm direito ao conteúdo na internet.


Parque Rio Branco
Sou aluno de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste – UNIDESC.
Recentemente fizemos um estudo sobre o levantamento das condições dos recursos hídricos e da vegetação marginal de um rio que passa pela reserva ambiental da nossa faculdade, que é o Parque Rio Branco, em Valparaíso de Goiás.
Gostaria de saber no entanto se é do vosso interesse publicar o artigo produzido por nossa equipe? O artigo ficou muito bom e mostra o descaso da administração municipal para com os recursos ambientais da cidade. Nesta mesma FMA já foi publicado uma reportagem a respeito. Todos os habitantes aqui em Valparaíso estão muito preocupados com as condições ambientais da cidade.
 Alexandre – Unidesc – Alexspo@gmail.com 
Valparaíso – Goiás