Cartas

Com a pala­vra, o leitor

18 de junho de 2009

Parabéns pelos 20 anosÀ equipe da Folha do Meio Ambiente No momento em que as atenções da sociedade se voltam para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, relevante se torna exaltar os profissionais que labutam pela defesa e cuidados para com o nosso meio ambiente, em geral. Por estes motivos não podemos deixar… Ver artigo

Parabéns pelos 20 anos
À equipe da Folha do Meio Ambiente
No momento em que as atenções da sociedade se voltam para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, relevante se torna exaltar os profissionais que labutam pela defesa e cuidados para com o nosso meio ambiente, em geral. Por estes motivos não podemos deixar de aplaudir o seu trabalho e o seu esforço para manter a Folha do Meio Ambiente no patamar de o melhor e mais conhecido – nacional e internacionalmente – notável periódico especializado no assunto ambiental. Aceite nossos cumprimentos e aplausos em nome do nosso Presidente Paulo Nogueira Neto pela sua dedicação e presteza na divulgação com que trata a questão ambiental, extensivos a sua equipe e colaboradores.
João Monsã – Diretor da Associação de
Defesa  do Meio Ambiente ADEMASP – Brasília-DF



Parabéns
Participei da RIO-92, a Conferência da ONU no Rio de Janeiro. Lembro-me bem de como o Rio respirava meio ambiente, sustentabilidade e biodiversidade. Mas me lembro também – e tenho até hoje – a edição especial da Folha do Meio Ambiente que saiu com uma capa maravilhosa sobre o encontro da ONU. A Conferência tem apenas 17 anos, mas faço questão de registrar os meus parabéns pelos 20 anos da Folha do Meio Ambiente. Incrível, mas hoje fico pensando como o jornal nasceu bem antes da ECO-92 do Rio de Janeiro e está ainda sempre dando uma lição de seriedade e defesa do meio ambiente.
Suzanne M. Diaz 
Professora e ambientalista 
Rio de Janeiro – RJ


Encontro dos Saberes
Gostaria de informar a vocês que em um evento exclusivamente noticiado pela Folha do Meio Ambiente (Edição 167 – Abril/2006), o “Encontro de Saberes”, foi tema de tese de doutorado defendida pelo antropólogo Christopher Ball, na Universidade de Chicado, em 2008. Parabéns!
Júlio César Borges  jcborges@unb.br – PPGAS/UnB



Cânion do rio Poti
 Parabéns pela edição desse mês. Está muito boa e recheada de informações, denúncias e alertas. Calhou bem com as comemorações “Semana do meio Ambiente”. Gostaria de saber o autor das  fotos da capa e da matéria sobre o cânion encantado do Rio Poti. Trabalho na ANA  e  gostaria e aproveitar a matéria para  um trabalho sobre a missão da Agência Nacional de Águas. Evidente que daremos todos os créditos.
Magaly Vasconcelos Arantes de Lima – presidente da Comissão A3P na ANA –  Brasília – DF
NR: As fotos são de Juscelino Reis e a reportagem é de Tânia Martins.
 


Apoio Serra Vermelha
Pela segunda vez escrevo para um jornal. Apesar de sempre estar querendo fazê-lo, às vezes falta tempo, às vezes falta oportunidade e muitas vezes até mais interesse. Mas o faço agora por dois motivos. Primeiro porque venho acompanhando há mais de dois anos o esforço deste jornal em preservar uma área que conheço e foi entrega às feras do capitalismo: as regiões da Serra Vermelha, da Serra das Confusões e do próprio Parque Nacional da Serra das Capivaras. Um desrespeito com a natureza e com a Humanidade.  A Folha do Meio Ambiente tem tanta credibilidade justamente por enfrentar os poderosos de plantão. Sejam empresas ou governos. Em segundo lugar, porque quero abraçar com emoção os dois jornalistas: Tânia Martins e André Pessoa. Esse prêmio que vocês ganharam tinha que ser dado pelo governo do Piauí e pelos piauienses. Mas aí em Teresina, infelizmente, vocês recebem poucos elogios e muitos destratos. Tiveram que vir aqui em São Paulo para ter um pouco de reconhecimento pela luta de vocês. Continuem todos – o jornal e seus jornalistas – nesta luta. Tem muita gente apoiando vocês.
Clarô M. P. Fagundes 
São Paulo – SP


Thiago de Mello
Que bom abrir a segunda página e ler um pouco mais sobre nosso poeta da floresta, Thiago de Mello. Gostaria muito de conseguir este livro ABC DA FLORESTA AMAZÔNICA, pois me pareceu perfeito para dar aula aqui no colégio. Já fui em algumas livrarias aqui em Belo Horizonte e não tive informações mais seguras. Obrigada!
Ceres M. Fulgêncio
Belo Horizonte – MG
NR: Ceres, este livro de fato é muito interessante e Thiago de Mello escreveu com Pollyana Furtado. Nosso exemplar foi um oferecimento do próprio poeta, quando ele foi o grande homenageado na Feira do Livro de Brasília, em 2008. Por favor, entre em contato com a Câmara do Livro de Distrito Federal ou com a Conhecimento Editora < conhecimento@conhecimentoeditora.com.br > que com certeza eles poderão dar informações mais corretas.


Paisagem cultural
Incrível como a reportagem do ano passado sobre Paisagem Cultural pode ter tanta repercussão. Parabéns ao Iphan que teve sensibilidade para desenvolver este novo conceito de patrimônio na cultura brasileira. Uma pergunta: como entrar em contato com o técnico Carlos Fernando de Moura Delphim, para consultá-lo sobre palestras e conferências?
Sylvia C. Santanna
Macapá – AP
NR: O arquiteto e paisagista Carlos Fernando trabalha no Iphan. Email: mouradelphim@oi.com.br


Poti e a Paisagem cultural
Duas matérias me chamaram muita atenção nesta edição de maio: o cânion encantado do rio Poti – que beleza e que sensibilidade da jornalista que escreveu a reportagem; gostei muito, também, da matéria sobre paisagem cultural. Foi bom republicar a entrevista com o técnico do Iphan, pois não havia lido na edição de outubro. Aprendi e fiquei surpresa com o novo conceito de patrimônio em relação à paisagem cultural. Vou usar este tema como material didático na minha escola.
Tarsilla Amorim 
Fortaleza – CE



Coleção do jornal
Tenho trabalhado muito com crianças na escola e aproveito tanto o jornal impresso como também o site da “folhadomeionline”. Queria fazer duas perguntas: 1) Se eu encaminhasse os melhores trabalhos dos meus alunos para a redação, daria para publicar? 2) Nós somos assinantes do jornal desde 2006  mesmo assim ainda faltam algumas edições. Daria para completar a coleção aqui da biblioteca da escola?
Rute de Aquino 
Uberlândia – MG
NR: Não há problemas em enviar os melhores trabalhos para a nossa redação. Adiantamos apenas que o espaço é pequeno e só poderemos publicar um trabalho por mês. Quanto aos jornais para completar a coleção, por favor, entre em contato com a redação (Catarina – 61-32333033) e é só enviar, por favor, o valor da postagem.


Cerrado e Caatinga
Temos uma turma aqui na escola que gostaria de fazer alguma coisa para ajudar na conservação da Caatinga e do Cerrado. Lemos esta reportagem sobre a proposta de Emenda Constitucional para salvar os dois biomas mais ameaçados do Brasil.
 A gente queria se mobilizar também para lutar pela Serra Vermelha, um crime ambiental que está acontecendo no Piauí. Vocês poderiam nos orientar, nos mandar o jornal e até publicar artigos do nosso grupo?
Theo Braga, Sellene e Clarisse Recife – PE
NR: Podem enviar os artigos e o endereço completo para receber os jornais. Mas antes mande mais dados sobre as ações do grupo pois temos interesse em divulgar as atividades de vocês.