Cartas

Com a pala­vra, o leitor

10 de fevereiro de 2010

A Prece da Árvore Ser Humano,Protege-me!Junto ao puro arDa manhã ao crepúsculo,Eu te ofereço:Aroma, flores, frutos e sombra! Se ainda assim não te bastar,Curvo-me e te dou:Proteção para teu ouro,Pinho para tua nota,Teto para teu abrigo,Lenha para teu calor,Mesa para teu pão,Leito para teu repouso,Apoio para teus passos,Bálsamo para tua dor,Altar para tua oraçãoE te… Ver artigo

A Prece da Árvore


Ser Humano,
Protege-me!
Junto ao puro ar
Da manhã ao crepúsculo,
Eu te ofereço:
Aroma, flores, frutos e sombra!


Se ainda assim não te bastar,
Curvo-me e te dou:
Proteção para teu ouro,
Pinho para tua nota,
Teto para teu abrigo,
Lenha para teu calor,
Mesa para teu pão,
Leito para teu repouso,
Apoio para teus passos,
Bálsamo para tua dor,
Altar para tua oração
E te acompanharei até a morte…
Rogo-te: não me maltrastes!  (Walter Rossi)


(Enviado por Suely Andó Maglia, Mestre em Botânica Sistomática (Ciência que dá nome às plantas) – São José do Rio Pardo – SP


Rio das Contas
Vamos salvar o rio das Contas. Há alguns anos, todos podiam pescar e tomar banho no rio das Contas. Podiam até beber sua água.  Hoje as águas do rio das Contas e da maioria dos seus afluentes se encontram impróprias para o consumo humano. O rio virou um esgotão. Dizem que está morto. Mas o pior é as pessoas que um dia se banharam, pescaram, brincaram e beberam água diretamente no rio das Contas, assistem de braços cruzados sua agonia. E qual o motivo? Desperdício na irrigação, poluição causada por venenos, lixo doméstico e industrial, destruição das suas matas ciliares, matas de nascentes, ocupação indevida das suas margens, além dos abatedouros e do óleo e graxas lançados por postos de lavagens, oficinas mecânicas e postos de combustíveis. Para denunciar qualquer forma de poluição é só ligar para a Promotoria de Justiça do seu município. Ou para 0800 71 1400 / CRA.  Nunca desperdice água. Repense seus modos de consumo e evite plásticos e isopor.


PAPAMEL  – Rua Alfredo Brito, 88 – Fone: (73) 531.5105 – IPIAÚ – BA . papamel@acserv.com.br


Embalagens
É hora do governo massificar uma campanha nacional para esclarecer a população sobre as embalagens. Os consumistas devem entender que embalagem não é mais um simples acondicionador ou protetor do produto. As empresas só pensam no marketing, em facilitar o transporte de seus produtos, e o consumidor só pensa na comodidade. Todos sabem que embalagem vende. Pior, todos sabem também que tem embalagem que custa mais caro do que o seu conteúdo. O que temos que divulgar para educar é que embalagem custa muito ao fabricante, às matérias primas, ao bolso e ao meio ambiente.
Laura B. Medeiros – São Paulo – SP


SOS água
Gostaria que alguém, algum técnico ou leitor pudesse nos ajudar. Sou síndico num prédio de cinco andares. Sempre que falta água, os apartamentos do quinto andar ficam aproximadamente três dias sem água no chuveiro. Existe algo para normalizar a queda d’água, de forma imediata, sem precisar abrir os chuveiros do primeiro ao quinto andar da coluna. Falei em coluna, pois são oito apartamentos por andar, os banheiros e cozinhas estão na mesma direção. Se existe (e puder me dar algumas dicas) fico agradecido.
Paulo Roberto Bertonselli 
bertonselli@oi.com.br 
Rio de Janeiro – RJ


Ecoespertos: gato por lebre
Atenção eleitores e ambientalistas. As eleições estão se aproxiamando, então políticos partem em defesa do meio ambiente na tentativa de ganhar votos em outubro. Esta é um esforço de última hora para causar boa impressão ao eleitorado. A verdade é que a evidência do tema na mídia com os debates urgentes sobre as mudanças climáticas inspirou candidatos. Até quem não tem a mínima intimidade com o meio ambiente, quer tirar sua casquinha. Olho vivo, eleitores. Estão vendendo gato por lebre. Não caia no conto dos ecoespertos.
Cassiana G. Ramos 
Grupo Ambientalista Mantiqueira  Cruzeiro – SP


www.folhadomeio
Olá! Adorei o site! Sou técnica em Meio Ambiente e achei as notícias muito interessantes. Serão muito úteis ao longo de minha carreira. Gostaria de receber todos os informativos, as novidades e notícias de vocês. Desde já agradeço pela atenção.
Inácio – inacio.nani@gmail.com


Pombos urbanos
Sou residente em Londrina – PR. A proliferação dos pombos está causando problemas enormes de poluição ambiental. Os problemas vão desde a saúde dos habitantes até a questão da sujeira da cidade. Até o momento nada foi feito. Gostaria de saber se algum leitor têm alguma informação sobre  o assunto e solução para o caso que possa me repassar.
Analuiza Rocha – Londrina – PR
analuiza@sercomtel.com.br


Geni Alexandria
Sou coordenador do Núcleo de Ilustração Científica da Universidade de Brasília, ex-bolsista da Fundação Margaret Mee, com a bolsa artística no Kew Gardens em 2001. Gostaria de parabenizá-lo pela reportagem com Geni Alexandria, é sempre um prazer ver nossa arte ter o respeito que merece. Gostaria de saber se o livro já foi lançado e onde poderia adquiri-lo.
Marcos A. Santos-Silva   markus63@gmail.com – Coordenador Núcleo de Ilustração Científica – IB – UnB – Brasília – DF



Geni Alexandria
Gostaria do contato da ilustradora Geni Alexandria, de Goiânia, citada na matéria de Silvestre Gorgulho, na edição 205, de novembro de 2009. Quero comprar o livro, mas não tenho as informações necessárias.
Wilma Ferrari – waferrari@yahoo.com
NR: Segue email da bióloga e ilustradora Geni Alexandria: genialexandria@gmail.com
(Enviado por Suely Andó Maglia, Mestre em Botânica Sistomática (Ciência que dá nome às plantas) – São José do Rio Pardo – SP


Eleições
Todo mundo sabe que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Pois é hora de começar a trabalhar. E acho que uma das primeiras coisas que a sociedade precisa entender e se movientar é quanto às eleições de outubro. Neste ano teremos eleições para Presidente da República, para governadores, para senadores e deputados. Os meses de junho e julho vão ser dedicados à Copa do Mundo de futebol.  Nas eleições, dois temas precisam entrar na ordem do dia: corrupção e meio ambiente. O que fazer para mobilizar a sociedade, os eleitores e os próprios candidatos nesta linha de discussão? Vocês que fazem um jornal dedicado à educação ambiental, por favor, entrem também na questão ética de como os eleitores devem cobrar e os candidatos devem debater e assumir uma posição firme – de vida ou morte – contra a corrupção.
Bruna A. Fortes – Curitiba – PR
Justiça
Gente, uma campanha urgente de BASTA DE CORRUPÇÃO! Os governos – municipais, estaduais e federal – não podem ter tanta complacência com esta saúva que destrói o Brasil. É corrupção no executivo, no legislativo e no judiciário. Um vergonha! Qual a saída? Nem na Justiça se pode confiar! “Deus, oh! Deus, onde estás que não respondes?”
Carmem M. Sylvia – Movimento pela Ética – Teixeira de Freitas – BA .