Cartas

Com a pala­vra, o leitor

16 de junho de 2010

ParanáAntes gostaria de parabenizar o trabalho sério que vocês  realizam, fazendo da Folha do Meio Ambiente um jornal didático e bem informativo. Estamos sempre acompanhando cada edição. Trabalho na Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, em Curitiba. Gostaria de saber da possibilidade de recebermos dois exemplares mensalmente.Julio Tarnowski Jr. … Ver artigo

Paraná
Antes gostaria de parabenizar o trabalho sério que vocês  realizam, fazendo da Folha do Meio Ambiente um jornal didático e bem informativo. Estamos sempre acompanhando cada edição. Trabalho na Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, em Curitiba. Gostaria de saber da possibilidade de recebermos dois exemplares mensalmente.
Julio Tarnowski Jr. 
jtarnow@ceasa.pr.gov.br Curitiba – PR
NR: Júlio, obrigado pelo seu email. Gostaria de respondê-lo, fazendo algumas considerações. A Folha do Meio é um jornal de educação ambiental. Busca nas suas edições conscientizar e resgatar os valores da cidadania. Mas é um jornal feito por jornalistas profissionais e não está atrelado a nenhuma fundação, ONG, empresa ou governo. Vive exclusivamente dos anúncios que recebe e das assinaturas pagas por seus leitores.  Isto faz parte de sua sustentabilidade. Portanto, não podemos promover doações. Só a postagem custa quase dois Reais por edição. E olha que recebemos mais de 100 pedidos mensais de assinaturas-cortesia por parte de professores, de escolas, entidades e ONGs. Nós sempre orientamos estas pessoas e entidades a fazerem suas assinaturas, inclusive porque dá direito ao rico conteúdo das edições na internet. Esta iniciativa é também uma forma de apoiar o jornal. Mas vamos lhe enviar as cinco últimas edições para a biblioteca da Secretaria.


Edições passadas
Li o jornal e gostaria de fazer uma assinatura, até mesmo para receber informações adicionais. Um pedido de informação: dado meu forte interesse com a questão ambiental, como adquirir edições passadas?
Walmir Alves Nogueira – walminogueira4@hotmail.com


NR: É só entrar em contato com nossa redação. Fone: 61-33223033 ou catarina@folhadomeio.com.br


Nossa Amazônia
Uma informação importante aos leitores. Até o dia 26 de junho, o Espaço Cultural Conjunto Nacional em Brasília apresenta a exposição “A Amazônia é nossa”. A mostra reúne trabalhos de 21 artistas plásticos de diversas regiões do País. Cada qual com sua visão, técnica e estilo eles mostram, através de suas obras, as belezas, as lendas, os povos e a destruição da Floresta Amazônica. Os artistas têm como objetivo incentivar o respeito à natureza e a preservação ambiental através da arte. Por ser uma exposição itinerante, os trabalhos serão levados para outros estados com a finalidade de despertar na população a conscientização pela defesa do meio ambiente.
Regiane Bassani – Brasília – DF
regiabassani@hotmail.com


Jurandir Schmidt
Tenho acompanhado as crônicas de Jurandir Smicht na Folha do Meio. Elas me chamam a atenção pela leveza, sensibilidade e pelo texto bem didático. Uso-as na sala de aula com meus alunos. Uma curiosidade: o senhor Jurandir não pensa em fazer um livro com suas crônicas?
Helena M. Fortes – Niterói – RJ
Resposta do Jurandir:
Sou sempre grato pela receptividade aos meus novos modestos trabalhos. Livro? Quem me dera! Não tenho cacife para isto. Embora eu tenha umas 60 crônicas prontas, minha situação pessoal não permite qualquer esperança de vê-las publicadas tão brilhantemente como a FMA já o faz. Também, não estou me importando muito com isto. Acredito que podendo ter a possibilidade de publicação aqui ou alí, já é uma grande satisfação pessoal. Uma maneira de colaborar para a preservação da natureza em todos os sentidos. Enquanto isto, a publicação de um livro fica na esperança e nos sonhos. Não vou morrer decepcionado. Estou feliz com o jornal Folha do Meio, onde meus trabalhos são maravilhosamente publicados. E a vida continua.
Jurandir Waldir Schmidt –
jurandirentreamigos@yahoo.com.br



Material didático
Fiz uma visita ao ICMBio, em Brasília, para buscar material didático para minha filha fazer um trabalho sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Levei alguns livros e publicações. Escrevo para a redação do jornal por dois motivos: 1) Para dizer que minha filha fez praticamente todo o trabalho baseado nas reportagens deste jornal, que uma assessora do ICMBio me deu. 2) Gostaria muito de receber as últimas edições para ter em casa, pois servirão de consulta para mim e para minha filha.
Carmem G. Santos – Sobradinho – DF


Passa-anel de passarinho
Na edição de março (208) nas páginas 22 e 23 tem uma crônica muito bonita e educativa sobre pássaros, da escritora Ana Miranda. A começar pelo título ?Passa-anel de passarinho?. Não só li a crônica como fiz vários trabalhos em aula, pois o jornal fez um jogo superlegal, para se identificar o nome popular da ave, casando-o com a foto e o nome científico. Foi muito criativo e, como professora, confesso que me ajudou muito. Tirei dezenas de xerox para distribuir aos alunos. Uma sugestão: acho que vocês poderiam fazer mais jogos assim. Temas e textos bons é que não faltam como conteúdo deste jornal.
Prof. Tereza N. Veiga  tnveiga10@hotmail.com – Cuiabá-MT


Cavalgada-do-mar
Fiquei muito chocada com este evento que acontece no Rio Grande do Sul chamado Cavalgada-do-mar, denunciado por Márcio de Almeida Bueno na edição de março. Pela reportagem vi que cavalos morrem de exaustão. Mas mesmo com a denúncia e com as manifestações de ONGs e de outras entidades contra a prática da Cavalgada-do-mar, me parece que tal qual a farra-do-boi, em Santa Catarina, este tipo de jogo já está irraigado nos costumes do Sul. Nós de outras partes do Brasil deveríamos dar apoio e fortalecer os 23 movimentos que se uniram na proteção dos animais. De minha parte, estou às ordens. Preciso do email do Márcio Bueno.
Catharina O. França – Ribeirão Preto – SP
RN: Catharina, pode contactá-lo pelos emails:
marcio@musicatri.com.br ou  bichoseamigos@bichoseamigos.org.br


Arquitetura animal
Ainda repercute na minha memória a matéria Arquitetura Animal onde o jornal mostra muito bem a diversidade e criatividade das aves para construírem seus ninhos. O detalhe é que li a reportagem apenas no site do jornal. Pela internet vi que tem várias fotos e até uma planta-desenho de como é construída a casinha do joão-de-barro. Na semana passada, um funcionário da nossa prefeitura esteve em Brasília (no Ministério do Meio Ambiente) e conseguiu um exemplar impresso. Me mostrou e acabei ficando com o jornal para apreciar melhor. Minha esposa é professora municipal e também gostou da publicação. Pergunto: é possível me enviar um outro exemplar, pois tenho que devolver este ao funcionário da prefeitura? Prometo assinar o jornal.
S. Saldanha – Pituaçu – Salvador – BA