Cartas

Com a palavra, o Leitor

20 de abril de 2004

Semente esperançaCada semente plantada representa o nascimento da uma nova esperança no despertar de consciência pela urgente e inadiável necessidade de preservar o nosso ecossistema a cada dia mais devastado e degradado.A imprensa é um elo imprescindível no desencadear dessa corrente de conscientização.O Clube da Semente de Brasil está lançando mais uma campanha em prol… Ver artigo

Semente esperança
Cada semente plantada representa o nascimento da uma nova esperança no despertar de consciência pela urgente e inadiável necessidade de preservar o nosso ecossistema a cada dia mais devastado e degradado.
A imprensa é um elo imprescindível no desencadear dessa corrente de conscientização.
O Clube da Semente de Brasil está lançando mais uma campanha em prol dessa conscietização preservacionista. Desta vez, em parceria com o Movimento de Cidadania pelas Águas, entidade responsável pela na mobilização de todos na defesa de nossos recursos hídricos, estamos distribuindo sementes de Baru (Dipleryx alala), árvore de extraordinária importância econômica que faz parte do rol das espécies em extinção. Estamos anexando ao presente comunicado um folder elucidativo e pedagógico desta nova campanha do Clube, onde incluímos uma amostra de semente do Baru.
Armando Faria Neves
Cx. Postal 377 – 70359-970 – Brasília/DF
Tel: (61) 346-8156 – Fax: (061) 225-3082
www.clubedasemente.org.br
E-mail: sementes@clubedasemente.org.br


NR: Os interessados em receber as sementes, deverão enviar R$ 5,00 (cinco reais) em selos postais para despesas de correio.


SCABUUMM
Gostei de encontrar o site da Folha do Meio Ambiente, com matérias atuais e bem elaboradas. Dirijo O Hierofante-Cia de Teatro e no momento estamos apresentando o espetáculo ecológico SCABUUMM. Abordando temas como queimadas, poluição das águas e aprisionamento de animais. Temos alcançado sucesso. Fizemos apresentações em Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso e Acre, por solicitação da Eletronorte. Atualmente, através do Incra, estamos apresentando em 15 assentamentos no Entorno, contribuindo para a preservação da vida em toda sua dimensão. A resposta do público tem sido emocionante.
Coloco Scabuumm à disposição dos leitores da Folha do Meio Ambiente.
Humberto Pedrancini
Hierofante@abordo.com.br


Lei Ambiental
Sou estudante do 5o ano de Direito da Universidade de Alfenas e irei desenvolver minha monografia sobre a Lei Ambiental n0 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. No momento, disponho apenas do texto da lei. Gostaria de solicitar artigos, comentários, entrevistas, enfim, qualquer material que aborde a comunicação neste universo. Estou com dificuldades de obter material e agradeço antecipadamente a atenção.
Tomei conhecimento  da Folha do Meio Ambiente agora, e estou admirado com o trabalho que fazem.
Marco  Aurélio Coli Aôn
São Lourenço/MG


Nosso  Nordeste
Parabéns pela qualidade das matérias publicadas nesse jornal. Só sinto falta de umas materiazinhas sobre “coisas” do nosso Nordeste.
Na edição de maio, vocês falam de uma cartilha (Feijoca), publicada pela SOMADEMA. Temos interesse de conhecer, divulgar e fazer a SOMADEMA conhecer as nossas cartilhas (a série Joca Descobre o Meio Ambiente, Joca Descobre a Água e Joca Descobre o Ar), elaboradas pela gerência de educação ambiental deste órgão ambiental. Vocês têm o endereço da SOMADEMA? Caso positivo, gentileza nos mandar por e-mail. Agradecemos e desejamos que a equipe da Folha do Meio continue com essa garra e essa vontade de divulgar o meio ambiente.
Francicleide Palhano
Assessoria de Comunicação Social/CPRH
Cprhacs@fisepe.pe.gov.br


Global 500
Tenho em mãos a Folha do Meio Ambiente com a nota que fala do Prêmio Global 500 para o meio ambiente que recebi em Tóquio. Agradeço. Valeu, mesmo!
Estou pedindo uma audiência com Fernando Henrique Cardoso para tratar da questão das baleias, e informar sobre a viagem ao Japão. Um grande abraço a todos aí da equipe da Folha do Meio.
Vilmar Berna
Editor do Jornal do Meio Ambiente


Renovação
Primeiro, um elogio à sua carta, pedindo renovação da assinatura. Muito bem redigida. Renovo a assinatura, com o máximo prazer. O seu jornal é, sim, muito bom. E utilíssimo. Faço votos para que passe, o quanto antes, a semanal.
Gilberto Lara Resende
Juiz de Fora-MG


Ética e cidadania
O Ministério da Educação está promovendo o 30 Encontro Cívico, desta vez tendo como tema “Ética e Cidadania”, com o objetivo de levar os alunos de 5ª a 8 série a refletir sobre a questão da violência nas escolas. O concurso será dirigido a todas as escolas públicas de ensino fundamental e vai premiar vinte alunos e vinte professores com uma viagem a Brasília para um encontro cívico nas comemorações de 7 de setembro.
Regina Maria Oton de Lima – Coordenadora do Programa Acorda, Brasil
Brasília-DF
Lixo urbano
Cientes da preocupação ecológica demonstrada pela Folha do Meio, informamos que em nossa unidade escolar estamos desenvolvendo um projeto sobre lixo urbano, que atua com dois sub-projetos: Contenção de Encostas e Produção de Composto Orgânico.
Estamos enviando uma cópia de um texto produzido para a última edição do “Jornal do Guarda”, um periódico de circulação interna.
Helenita M. B. Silva
D. Caxias-RJ


Rio dos Sinos
Queremos cumprimentar e parabenizar o editor, sua equipe e seus colaboradores pelo decurso dos 10 anos de publicação da Folha do Meio Ambiente. Aqueles que atuam na área ambiental, que sejam integrantes do poder público, organizações não-governamentais ou mesmo os cidadãos comuns, a cada edição do jornal nestes anos, foram brindados com matérias extremamente interessantes e que abrangeram conteúdos de alta relevância para o setor. Os nossos mais sinceros votos são para que a Folha do Meio Ambiente continue a ser este veículo informativo sério e competente.
Aproveitando o ensejo, estamos enviando dois exemplares do mapa Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos acompanhados por seu suplemento. Trata-se de um trabalho educativo inédito, desenvolvido por técnicos da Secretaria e que, de forma pioneira, apresenta a questão da conservação e recuperação dos recursos hídricos usando como enfoque central a unidade de distribuição das águas, ou seja, a bacia hidrográfica. Em anexo, enviamos também informações complementares sobre o mencionado trabalho.
Henrique da Costa Prieto
Secretário Municipal do Meio Ambiente
Brasília-DF


10 anos
É com satisfação que encaminho exemplar do caderno comemorativo aos 10 anos da Editora de Ciência/Meio Ambiente do Jornal do Commercio, do Recife-PE. A versão eletrônica está no site do JC (www.jc.com.br).
Fabiane Cavalcanti
Subeditora de Ciência/Meio Ambiente
Jornal do Commercio
Recife-PE


Fundação Natureza
A Fundação Natureza, sediada no Parque Ambiental Luiz Simões Lopes, casas 25/30, organização não governamental ambientalista friburguense, completa neste ano seus 10 anos de existência, foi fundada em 10 de abril de 1989 como a 1ª Escola Ambiental Comunitária do Brasil.
Como uma escola aberta e informal, seu principal objetivo é irradiar uma nova mentalidade às gerações atuais e futuras, onde o desenvolvimento humano e tecnológico possa conviver de maneira harmônica com a natureza.
Vários projetos e programas já foram desenvolvidos durante esses anos, todos fundamentados nos objetivos da educação comunitária para o desenvolvimento sustentável.
Como uma Organização Ambiental séria, sem vínculos partidários ou qualquer discriminação, ela vem atuando sempre em parceria com várias outras organizações, tanto governamentais como não governamentais, o que lhe dá suporte humano e técnico para o desenvolvimento de tantas atividades. Porém, como não existe nenhuma fonte rentável, e todos os participantes trabalham de forma voluntária.
Contatos através do tel/fax 522 3373 (recados), Caixa Postal 96.543, E-mail: fnatureza@zipmail.com.br
Aristoteles de Queiroz Filho
Presidente do Conselho Diretor
Nova Friburgo-RJ


Globo Rural
Equipe Folha do Meio. Receba essa lembrança do milésimo Globo Rural junto com o nosso abraço. “O tecido é tingido artesanalmente com corante natural de PAU-BRASIL”.
Humberto Percira
Globo Rural


Outras correspondências – Clube da Semente do Brasil (Brasília-DF); Mosteiro da Anunciação (mostanun@cultura.com.br); Carmen L. Cassilha Stival – Embrapa Florestas (Colombo-PR); Jornal do Síndico (Brasília-DF); Porantim (Brasília-DF); Arquidiocese de Niterói (Niterói-RJ); Parabólicas (São Paulo-SP); Revista Del Sur (Montevideo-Uruguay); MBR Jornal (Nova Lima-MG); FESO- Fundação Educacional Serra dos Órgãos Faculdades Unificadas (Teresópolis-RJ); Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande-RS); Cargill – Departamento de Assuntos Corporativos (São Paulo-SP); Xerox/Arte (Joinville-MG); LTr (São Paulo-SP); Palmares (Brasília-DF); Espírito de Aventuras (Florianópolis-SC); Água Viva (Americana-SP); Dr. Fernando Marrey Ferreira – Advogado (São Paulo-SP); Boletim Informativo da Mata Atlântica (Salvador-BA); Boletim WWF (Brasília-DF); Ambiental e Tal – Informativo do Deputado Chico Floresta/PT (Brasília-DF); Revista Brasileira de Caprinos e Ovinos Berro (Uberaba-MG); Revista Cargill (São Paulo-SP); De olho na opinião (São Paulo-SP); Jornal da FESO (Teresópolis-RJ); Mundo Fiat  (Belo Horizonte/MG); Prof. Arlei Pasini – prof. regente – Escola Básica Romildo Czepanhik (Xanxerê/SC); Editora Mercuryo Ltda – Bons livros, bons homens (São Paulo/SP); Guia Turístico – Belotur (Belo Horizonte/MG); Revista Crea rj (Rio de Janeiro/RJ); Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Macapá); Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia –  Coordenadora de Difusão e Informação Ambiental – Divisão de Documentação e Informação Ambiental (Macapá-AP); Entre Amigos (Joinville-SC); Trilhas Turismo e Ecologia (Vitória-ES); Prefeitura Municipal de Santo (Santo-SP); Porantim (Brasília-DF); .