Coluna do meio

19 de dezembro de 2014

silvestre@folhadomeio.com.br

"O nível médio do mar subiu entre 10 e 25 centímetros nos últimos 100 anos. Caso fosse derretido todo o gelo do mundo, os níveis dos oceanos subiriam em média 66 metros”.
Recado que veio da COP-20 realizada em Lima, no Peru
 
 
 
AS CARTAS IMPERDÍVEIS
 
• Cartas de ontem que são de sempre.
Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, estão expostas no Museu Correios, em Brasília. até 4 de janeiro.
• Mário de Andrade Cartas do Modernismo tem o foco nas artes plásticas, mas também são apresentadas cartas a Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Henriqueta Lisboa. 
• Essas cartas, além de imagens, fotos e textos reunidos na mostra traçam um panorama da implantação e expansão do Modernismo no Brasil.
A mostra maravilha quem trabalha com cultura e educação.
 
 
 
Arte e cidadania
 
• Reciclagem é moda e também cidadania.
O projeto Recicla Jeans (da ONG Florescer) faz um trabalho ambicioso e criativo para democratizar a moda.
• Mais: coloca a moda a serviço de comunidades carentes. O Projeto ajuda moradores da comunidade a confeccionarem peças exclusivas de jeans reciclados e resíduos têxteis. 
• Estimula o crescimento profissional e pessoal, colabora de maneira efetiva com a preservação da natureza e a sustentabilidade do planeta. Uma boa semente plantada em Paraisópolis-SP que já dá frutos em renda, em emprego e em arte.

 

Carbono e o show da Copa

• Brasil superou em 18 vezes a compensação das emissões de carbono de ações responsabilidade do governo.
• A Copa do Mundo teve o recorde no corte de emissões de gases de efeito estufa. Este destaque foi mostrado na 20ª Conferência das Partes (COP 20).
• O Brasil superou os países que sediaram grandes eventos esportivos nos últimos anos. De acordo com o relatório, as emissões brasileiras da Copa totalizaram 1,414 milhões de toneladas de carbono equivalente. Nas Olimpíadas de Londres, foram 3,3 milhões e na Copa do Mundo da África do Sul, foram 1,6 milhões de tCO2eq.
 
Copa e o meio ambiente
Saiba quais os responsáveis pelas reduções de emissões nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo:
 
52%    – uso de geradores por biocombustíveis
21%    – construção civil
19%    – manejo sustentável de resíduos sólidos
7%      – transporte público
1%      – uso de biocombustível em veículos

 

Cuidadando dos animais

Lembrete interessante da veterinária Sandra Nogueira para evitar, no final de ano, acidentes com animais de estimação. A médica lembra que gatos e cães fazem parte da família e eles não ficam de fora da movimentação da casa. 
Algumas dicas:
• Cuidado com os enfeites de Natal, especialmente as luzes das árvores. Eles provocam a curiosidade dos animais, que costumam mastigar e
ingerir os objetos. 
• Não compartilhe a ceia de Natal, por menor que seja a porção. Parece um carinho, mas nem tudo o que é bom para nós é bom para gatos e cães. 
• Fuja dos rojões e fogos de artifícios. Muito utilizados nesta época do ano, causam terrível sofrimento aos animais. Por terem a audição mais sensível, os cães são os que mais sentem incômodos.
•  Levar gatos e cães à praia exige cuidados especiais com alguns tipos de parasitas.