FILATELIA E ECOLOGIA

Semana da Árvore

5 de março de 2004

    A história brasileira, desde o início do século XVI até os dias de hoje, vem se caracterizando de maneira predatória em nossas florestas. O desmatamento e as queimadas nas florestas brasileiras são um dos principais problemas ecológicos. Daí a importância das árvores para as comunidades florestais, pois desempenham um importante papel na manutenção… Ver artigo

 

 

A história brasileira, desde o início do século XVI até os dias de hoje, vem se caracterizando de maneira predatória em nossas florestas. O desmatamento e as queimadas nas florestas brasileiras são um dos principais problemas ecológicos.

Daí a importância das árvores para as comunidades florestais, pois desempenham um importante papel na manutenção do equilíbrio da natureza, oferecendo abrigo e alimento à fauna e impedindo a erosão pela proteção que dão ao solo. 

As árvores são de extrema importância para a sobrevivência humana. Elas fazem sombras que refrescam consideravelmente as áreas ao seu redor e a cor verde das folhas absorve do ambiente uma enorme quantidade de radiações quentes produzidas pelo sol. 

O desordenado desenvolvimento das cidades trouxe diversos poluentes para as áreas urbanas. A quantidade de gases na atmosfera aumenta a todo instante, as árvores com o auxílio da luz realizam a fotossíntese liberando oxigênio para a nossa saúde. Assim, a população precisa ter consciência da preocupação com o plantio de árvores, pois futuramente aparecerão problemas não só para o homem, mas também aos animais e às várias espécies de insetos e aves que necessitam de um meio ambiente saudável para sobreviver.

As comemorações da Semana da Árvore têm a finalidade de divulgar e promover o valor das árvores como patrimônio e recurso natural de significativa importância sócio econômica, É essencial envolver a sociedade a respeito da importância do plantio de árvores nos centros urbanos buscando uma melhoria da qualidade de vida. O Brasil ocupa uma posição estratégica, pois possui a maior reserva florestal do mundo.

O desmatamento e as queimadas nas matas e florestas exploradas pelo homem, causam um desequibíbrio ambiental terrível. Com isso, a população deve ter em mente que o cuidado com o meio ambiente é importante para a manutenção de um mundo saudável e habitável. As árvores devem ser tratadas como um espaço privilegiado para o desenvolvimento sustentável.

Importância do verde

O que seria da paisagem urbana se não fosse o verde? Homens viveriam ainda mais estressados do que nos dias de hoje. A árvore, além de dá um tom diferente às construções arquitetônicas, traz harmonia àqueles que vivem cercados de arranha-céus e mal podem vislumbrar o horizonte de onde vivem. A árvore compensa a falta de equilíbrio da natureza nos núcleos urbanos, transformando a paisagem e trazendo tranqüilidade aos moradores.

Como se não bastassem esses benefícios, ela também amortece o impacto da chuva no solo, ajuda na contenção da poluição atmosférica, umidifica o ar, funciona como regulador da temperatura entre outras coisas.

Diante de tantas vantagens, estimular o plantio de árvores é despertar na população o desejo de obter uma melhor qualidade de vida.

Mais informações: 
defil@correios.com.br
Tel: (61) 317-805/1800
Fax: (61) 224-7460