Editorial

Caro Leitor

25 de abril de 2007

Desigualdade e equidade O mês de abril é rico em datas que nos estimulam à reflexão: Dia do Índio, Tiradentes, aniversário de Brasília, descobrimento do Brasil, Dia da Terra e Dia Internacional da Saúde são alguns exemplos. Nesta edição, Marcos Terena chama a atenção para a necessidade das comunidades indígenas, tal como os negros, também… Ver artigo


Desigualdade e equidade


O mês de abril é rico em datas que nos estimulam à reflexão: Dia do Índio, Tiradentes, aniversário de Brasília, descobrimento do Brasil, Dia da Terra e Dia Internacional da Saúde são alguns exemplos.
Nesta edição, Marcos Terena chama a atenção para a necessidade das comunidades indígenas, tal como os negros, também serem tratadas de forma diferente como meio para alcançar a igualdade. Trata-se de uma estratégia para atingir a equidade no acesso a
educação superior e à inclusão digital como forma de construção do conhecimento. Com Terena, a Folha do Meio toma à frente um debate necessário e urgente. (Páginas 13 a 16  )


Mais uma vez o casal Margi e Gerard  Moss volta ao jornal para trazer notícias sobre os resultados da Expedição Brasil das Águas. Infelizmente, as informações não são boas. Na bacia do rio Araguaia, de águas que alimentam povos indígenas e comunidades rurais, a poluição causada por produtos inservíveis (plásticos, vidros e descarte de objetos domésticos) compromete a região. As praias de Marabá,  no Pará, banhada pelo rio Tocantins, uma triste realidade que só pode ser combatida com educação e o entendimento do que significa assumir uma atitude cidadã. (Páginas 6, 7 e 8  )


Enquanto isto, vem do Rio de Janeiro uma boa notícia: a Vila Pan-americana, na Barra da Tijuca, foi construída de forma ambientalmente correta.  Inspirado no Gol Verde, modelo ecológico adotado na Alemanha para o Mundial de Futebol de 2006, o governo orientou as construtoras para que criassem um sistema de reaproveitamento das águas servidas e de coleta da água da chuva para uso em jardinagem e higienização de calçadas e logradouros. E mais: toda a área de comunicação entre os prédios que vão abrigar os atletas do Pan Rio-2007 pode ser percorrida a pé. Uma
atitude que contribui para reverter o aquecimento global. (Página 12)


Mudanças climáticas também são tema desta edição. O relatório das Nações Unidas (ONU), e documentos produzidos por diversos países, mostram que as populações mais pobres serão as mais prejudicadas com as mudanças climáticas.
Pequenas ilhas já estão sendo inundadas e são previstas perdas de culturas em países onde as temperaturas já são normalmente elevadas. Estas são questões que nos fazem pensar sobre a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade do planeta Terra, preservando-o para as gerações futuras. (Páginas 18 e 19 )


Ainda nesta edição, um grito de alerta vem lá do  Piauí: vamos salvar a flora e a fauna de Serra Vermelha, enquanto é tempo. Cobiçada pelos plantadores de soja e pelo carvão que alimenta siderúrgicas, Serra Vermelha está sendo sofrendo um desmate sem precedentes. Uma Rede de 300 ONGs saiu em defesa de Serra Vermelha e promoveu a entrega solene do troféu Motosserra 2007 para renomadas personalidades do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente. (Página 24)
Tem, mesmo, muita gente precisando ganhar o troféu Motossera ou, quem sabe, o título de cara de pau!


marcia@folhadomeio.com.br


PREZADOS ASSINANTES: ao agradecer o apoio e a força que recebemos de todos os nossos
assinantes, a equipe que faz a Folha do Meio Ambiente  gostaria de pedir sua compreensão e atenção para dois pontos:
    1) Ao pagar sua assinatura, por favor, não deixe de enviar por fax (61-3226-4438) ou por email
(assinatura@folhadomeio.com.br) a devida identificação com endereço completo do responsável pelo depósito;
    2) Temos alguns depósitos bancários feitos sem a devida identificação, o que nos impossibilita de
enviar o jornal. Pedimos, urgentemente, que esses assinantes nos enviem os dados de identificação. Obrigado!