Editorial

Com a palavra, o Leitor

24 de março de 2005

Pequeno País VerdeTenho o prazer de encaminhar à V. Sa., um exemplar do livro “Um Pequeno País Verde”.Trata-se de um álbum de fotografias da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e tem como objetivo, mostrar a convivência harmônica do homem com a natureza, comprovada pela exuberância da flora, da fauna e os inúmeros… Ver artigo

Pequeno País Verde
Tenho o prazer de encaminhar à V. Sa., um exemplar do livro “Um Pequeno País Verde”.
Trata-se de um álbum de fotografias da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e tem como objetivo, mostrar a convivência harmônica do homem com a natureza, comprovada pela exuberância da flora, da fauna e os inúmeros sítios alí existentes.
Um texto da escritora cearense Rachel de Queiroz e do nosso governador Tasso Jereissati enriquecem o livro, através das recordações de infância e dos laços afetivos mantidos até hoje com a região.
Antônio Renato Lima Aragão – Superintendente da SEMACE,
Fortaleza – CE


Que tristeza
Tenho em mãos o exemplar de n0 89 da Folha do Meio, que mostra claramente a beleza de uma natureza preservada e bem tratada.
Desde criança sempre ouvi falar que os rios correm para o mar. Hoje, com muita tristeza, vejo e escuto que alguns deles mal conseguem se esgueirar pelas margens tentando chegar ao grande oceano. meu Deus! Será que está chegando o dia de se esperar sentado em alguma borda de barranco, as águas passarem? Tomara que não.
Jurandir Schmidt
Joinville – SC


Feliz 1999
Parabenizo vocês por este jornal maravilhoso em relação às questões ambientais. Por isso desejo a vocês um feliz Natal e um próspero Ano Novo. Feliz 1999.
Christian Mathias
Porto Velho – RO


Fundo
O Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA que, desde 1990, apoia projetos comprometidos com a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável em todo o Brasil, está finalizando a primeira fase de funcionamento, tendo financiado cerca de 550 projetos em todo o Brasil.
Decorridos 12 meses da decisão do Comitê, vimos compartilhar, com as instituições parcerias, o resultado do trabalho desenvolvido. Neste período foi possível garantir a contratação de um novo empréstimo com o BID, da ordem de US$ 75 milhões.
Como um dos produtos, temos  adequação dos documentos de orientação e elaboração de projetos que serão disponibilizados a partir da segunda quinzena de janeiro, quando então, a Coordenação passará a receber novos projetos. Estes documentos serão distribuídos pelo correio ou poderão ser obtidos por meio da página eletrônica do Ministério (http://www.mma.gov.br)
Cecília Foloni Ferraz – Coordenadora Geral do FNMA
Brasília – DF


Li e gostei
Li com atenção a Edição de Dezembro/98 da Folha do Meio Ambiente. Gostei muito.
Jorge Jardim, Presidente da SISTEL
Brasília – DF


Reciclagem de lixo
Por meio desta venho lhes pedir instruções de como montar um projeto de Usina de Reciclagem de lixo, para uma cidade de  300.000 pessoas. Precisamos algo que fosse completo, com viabilidade econômica e tudo mais.
Ana Cristina A. C. Silva
Tatuí – SP


NR: sugerimos entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Telefone: (011) 30306180 / 30306178


Filho da Terra
Hoje é imperativo que voltemos nossa atenção para as questões relacionadas ao mundo em que vivemos. Na sociedade contemporânea, ‘nossa casa’ – o planeta que habitamos – está na iminência de tornar-se inabitável, graças à nossa própria negligência. Entendemos ser tarefa de todos os seres humanos o cuidar da saúde de nossas casas, a ‘interior’ e a ‘exterior’:  a casa interior de nossos ‘eus’, e a exterior, do mundo no qual vivenciamos nosso cotidiano. Quando aprendermos a nos transformar internamente, começaremos a resgatar a nós mesmo e ao nosso planeta.
Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará – UFPA
Belém – PA


Parque de Penedo
Como é do conhecimento de todos, o Parque Municipal Turístico de Penedo – PAMTEP foi criado pela Prefeitura Municipal de Itatiaia, com uma área total de 3.014 hectares. Esta área de proteção ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente e divulgar o turismo de nossa região.
Almir Dumay Lima – Prefeito do Município de Itatiaia
Itatiaia – RJ


Fonte
Estou recebendo a Folha do Meio que leio com muito interesse. Para mim vocês são uma fonte única de informação. Quero muito continuar a receber a Folha, sobretudo porque vou fazer mais reportagens para a BBC, fazendo mais viagens para o Brasil.
Sue Branford / sue.branford@bbc.co.uk 
Londres – Inglaterra


Andorinhas
Chegamos ao final de mais um ano de grandes realizações. Sem o seu apoio isto seria impossível. Em nome da Fundação Serra das Andorinhas agradecemos do fundo do nosso coração o apoio que recebemos.
Este cartão que você está recebendo foi feito pelas crianças das escolas da Vila de Santa Cruz e da Ilha de Campo como atividade do nosso projeto de Educação Ambiental. Para tanto as crianças utilizaram apenas materiais regionais e naturais como: areia, sementes, folhas, além de alguns materiais coletados no lixo. Eles também utilizaram colas naturais extraídas de plantas e pigmentos da floresta, o papel é reciclado e foi também elaborado por eles. O envelope também foi reaproveitado, assim estamos educando as pessoas, diminuindo a quantidade de lixo e minimizando o corte de árvores para a elaboração de papel.
Noé von Atzingen, Presidente da Fundação Serra das Andorinhas.
Marabá, PR


Dia da Terra
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Sorriso – MT  encaminha relatório das ações desenvolvidas em nosso Município, em razão do dia da Terra 30/11/98, com intuito de conscientizar os munícipes quanto a questão ambiental.
Nos sentimos lisonjeados em participar da Conferência Continental das Américas que realizou-se nos dias 30/11/98 à 03/12/98 em Cuiabá – MT, com 20 países, na qual tivemos a oportunidade de expor as ações realizadas e a proposição do município de Sorriso – MT à Carta da Terra, em anexo.
Ivânia Stramari, Coord. de Prog. Ambientais da Sec. Municipal de Agric. e  Meio Ambiente, Sorriso – MT


Verde Perto
Inicialmente parabenizo à Equipe responsável pela Folha do Meio Ambiente pela excelente qualidade das reportagens. Tive contato com este Jornal no I Encontro Nacional de Educação Ambiental, em Brasília, 1997. No início de 1998 mudei do Paraná, Maringá, para trabalhar como biólogo e assessor  na Prefeitura Municipal de Mucuri, extremo Sul da Bahia, ao lado do Coordenador de meio Ambiente do Município e tive a surpresa de encontrar uma coleção de mais de 50 exemplares da Folha do Meio, da qual temos feito grande proveito.
A partir de Outubro passado passamos a publicar o primeiro Informativo Ambiental de Mucuri, que está indo para o seu 30 número, o qual demos o nome de VERDE PERTO.
Em Dezembro concorri e fui aprovado no Mestrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal de Alagoas (Estado onde nasci e vivi até os 16 anos).
Bem, tantos rodeios para o seguinte: pelo que percebi no site da FMA, vocês ainda não possuem um contato em Maceió – AL e aí pensei que… poderíamos pensar juntos numa possibilidade desta vaga ser preenchida em breve!!!
Cecil Maya Brotherhood Barros – Biólogo  lelio@wnet.com.br
Maceió – AL


Monografia
Meu nome é Vânia, sou estudante do 80 semestre de Relações Públicas do CEUB, e estou desenvolvendo minha monografia sobre a atuação das relações públicas do IBAMA na área de educação ambiental.
Acompanho a Folha do Meio e admiro o trabalho que fazem, inclusive já utilizei este jornal no meu trabalho. 
Gostaria de solicitar artigos, entrevistas, enfim, qualquer material que aborde a comunicação neste universo ambiental, principalmente se contiver uma abordagem sociológica ou global, e que não seja restrita a acontecimento ou fatos isolados.
Vânia Brandão, Estudante de RP, CEUB
Brasília – DF


Caracoles
Los caracoles polymintas son endémicos en la zona oriental de Cuba, viven en los cafetales, en las matas, las cuales beneficean pues destruyen, parasitos, hongos, etc que pueden dañar las plantas parecen flores, de las matas . Felicidades en el 1999, salud, exitos para udig todo el persunal de Folha do Meio.
Enrique Caparó
Ciudad de La Habana – CUBA


WWF-Amazônia
Recebi a última edição da Folha do Meio, onde vocês publicaram nosso esclarecimento sobre o editorial referente ao projeto de criação de novas áreas protegidas na Amazônia. Gostaria de agradecer o espaço privilegiado dado ao WWF, e me colocar à disposição para o que for necessário.
Ulisses Lacava
Ulisses@wwf.org.br
Outras Correspondências: CFEMEA (Brasília-DF); Ponto de Vista (Barro Preto – BH); BIAPDF (Brasília – DF); Informativo UFLA (Lavras – MG); Instituto Socioambiental (Brasília – DF); Sentinela dos Pampas Amigos da Terra (Natal – RN); Cristovam Buarque (Governador de Brasília – DF); Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Piracicaba – SP); CODEMA (Itabira – MG);Comité International Genève (Cruz Vermelha no Brasil); PROCISUR (Montevideo – URUGUAI); Gráficos Charbel (Brasília – DF); Nossa Folha (São Lourenço – MG); Movimento SOS Rio Poty (Crateús – CE); Projeto Parque Vivo (Fortaleza – CE); Ademir Andrade (Senador Federal, Brasília – DF); Newton Lins News (Manaus – AM); Informativo CFQ (Rio de Janeiro – RJ); InforMMA (Ministério do Meio Ambiente, Brasília – DF); Nutritiva (Rio de Janeiro – RJ); Jornal do Trópico Úmido (Belém – PA); OCEES (Vitória – ES); Oeste Notícias (Assis – SP); Centro de Cultura Indígena Guarani, Ambá, Arandú (São Paulo – SP); CREA-RJ (Rio de Janeiro – RJ); Milena Maria Lima Alves (Santa Quitéria – CE); Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Uberaba – MG); UFPA (Belém – PA); Instituto Ecológico Aqualung (Rio de Janeiro – RJ); Jornal ANJ (Brasília – DF); Goiás Verde /Informativo de Superintendência do IBAMA em Goiás (Goiânia – GO); De Olho na Imprensa (São Paulo/SP); Deputado Aroldo Cebraz (Brasília/DF); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ); Boletim Informativo da Mata Atlântica (Salvador/BA); Fanal (São Paulo/SP); Informativo Chão & Gente (Botucatu/SP); VivaVoz (Brasília/DF); Ford Brasil Ltda. (São Bernardo do Campo/SP); Catepillar (Piracicaba/SP); Entre Amigos (Joinville/SC); Revista Del Sur (www.revistadelsur.org.uy/Uruguay); Instituto Itaú Cultural (São Paulo/SP); Jornal UCB (Brasília/DF);  Jornal do Síndico (Brasília/DF); Bahia Negócios (Salvador/BA); Esso (Rio de Janeiro/RJ); Nilton Lins News (Manaus/AM); Porantim (Brasília/DF); Revista Del Sur (Montevideo/Uruguay); Movimento Ecológico (Rio de Janeiro/RJ);


Pesca
O Sr. Onofre Miranda, autor da coluna “papo de pesca”, deveria ser mais cauteloso ao fazer declarações como as que foram publicadas no número 89 da Folha do Meio. Afinal de contas, ele corre o risco de ser acusado, pelos fanáticos “ecologicamente corretos”, de propor que os pescadores desportivos subornem as autoridades públicas ao sugerir que milhões deles paguem anualmente a taxa de licença de pesca, com a qual se poderia obter o numerário necessário ao custeio de projetos de natureza ambiental, a exemplo do que já foi feito noutros países.
A propósito desta mesma coluna, sou de opinião que, muito mais prioritário do que desperdiçar escassos recursos financeiros do Estado em paliativos repovoamentos com peixes, comprovadamente ineficazes no contexto brasileiro, seria concentrá-los em esforços destinados à conservação dos ambientes em que estes habitam, tais como a repressão à pesca destes e o desenvolvimento do seu potencial econômico, além de promover a educação dos futuros praticantes da pesca amadora a fim de que eles passem a ter uma preocupação com a saúde da natureza que os adultos de hoje não têm e provavelmente não virão a ter.
Renato Schroder
Porto Alegre – RS


Livro Vermelho
Apresentamos nossos cumprimentos pela matéria publicada na pág. 9 da edição Dez/98-Jan/99, sob o título: Animais em extinção-MG Livro Vermelho alerta: 178 espécies estão ameaçadas.
Desejamos realçar que a matéria deveria citar os nomes das instituições que patrocinaram a obra, que sem dúvida é uma grande contribuição científica.
Márcio Costa, Assistente Técnico de Ambiente e Qualidade – ASTAQ
cnbastq@prover.com.br