Empresas & Meio Ambiente

Belgo-Mineira clama por novos “Cabrais”.

24 de março de 2004

O presidente da Belgo, Antônio José Polanczyk, foi objetivo na apresentação que fez do Prêmio “Belgo-Mineira de Meio Ambiente 2000” pelos 500 anos do Brasil: “Vivemos em um Brasil plural, diz ele. São muitos os “Brasis” e o elemento natural que mais nos faz destacar entre as outras nações do mundo é a quantidade de… Ver artigo



O presidente da Belgo, Antônio José Polanczyk, foi objetivo na apresentação que fez do Prêmio “Belgo-Mineira de Meio Ambiente 2000” pelos 500 anos do Brasil: “Vivemos em um Brasil plural, diz ele. São muitos os “Brasis” e o elemento natural que mais nos faz destacar entre as outras nações do mundo é a quantidade de água doce que temos”.



  • E foi com o competente trabalho Redescobrindo as Nossas Águas que a Fundação Belgo-Mineira , na esperança da redescoberta dos brasileiros como cidadãos e das águas como a maior que riqueza deste País, lançou o Prêmio.



  • Redescobrindo as Nossas Águas é um estudo simples e profundo, em seis capítulos, sobre esse recurso estratégico mais cobiçado destes novos milênios. O livro vai desde a Carta de Caminha, mostrando o valor sagrado, profano, emocional, cultural, químico, biológico e econômico da água, terminando com uma convocação geral da sociedade para que cada um seja um Cabral Ecológico, redescobrindo essa belíssima Terra de Vera-Cruz. 


Mais informações: 
Fundação Belgo-Mineira Av. Carandaí, 1115 – 9ª andar 
Cep: 30130-915 Belo Horizonte – MG
fax: (31) 219-1375 
email: fundacao@belgomineira.com.br



Eaton comemora Meio Ambiente




  • A Eaton Divisão de Transmissões acaba de ser certificada pela ISO 1401 nas unidades de Valinhos e Mogi Mirim (SP) onde foram desenvolvidos processos para minimização de resíduos.



  • Cada uma das mais de duas mil pessoas envolvidas na indústria passaram a ser agentes multiplicadores dos princípios e atitudes de respeito ambiental.



  • A Semana Mundial do Meio Ambiente recebeu atenção especial da Eaton que promoveu várias atividades voltadas à preservação e reciclagem.


Mais informações:
 Eaton Corporation Rua Clak, 2061 
Cep: 13279-400 Valinhos SP fone: (19) 881-9690



Bosch e a preservação ambiental




  • Quem garante é a própria Bosch: todos os dias a indústria dá sua contribuição para preservação ambiental. Como? Fazendo um compromisso: produzir sempre em harmonia com a natureza e buscando soluções de ecoeficiência que nem sempre o consumidor vê, mas que estão presentes nos veículos, nas furadeiras, nos rádios e muitos outros produtos.



  • Para se ter uma idéia da preocupação ambiental da Bosch, um grupo de 250 técnicos trabalham na Alemanha, criando novas soluções tecnológicas para promover em todas unidades da indústria no mundo um novo conceito de responsabilidade ambiental.



  • No Brasil a Bosch tem cinco unidades industriais. Duas em Campinas (SP), uma em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Aratu (BA), com um total do que a diretoria chama de 10 mil colaboradores.



  • Agora nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento, a Bosch fez uma campanha com a adoção do Raízes do Brasil, um projeto voltado para cidadania, educação e patriotismo, distribuindo mudas de Pau-Brasil.


Mais informações: 
www.bosch.com.br



“A defesa do meio ambiente é a mais nobre das causas da humanidade”
Ministro José Sarney Filho lançando a Semana do Meio Ambiente no Brasil



RIPASA: é de todos o papel ambiental




  • Se a primeira preocupação da RIPASA é manter a qualidade dos papéis, papelcartão e cartolinas que produz, não fica longe uma segunda preocupação: a qualidade com o meio ambiente.



  • A RIPASA desenvolve várias ações nesse sentido: gestão de um amplo Programa de Educação Ambiental em Trilha Ecológica, onde grupos de estudantes fazem um agradável e instrutivo passeio a uma área florestal de mata atlântica. Esse programa atende cerca de 3 mil alunos/ano.



  • A RIPASA já recebeu quatro prêmios ambientais: Selo Verde (1991) Top de Ecologia (1993) Fiesp de Mérito Ambiental(1995) e CNI Ecologia (1997).


Mais informações: www.ripasa.com



Philips ilumina caminho dos ecoturistas




  • O Guia Philips de Parques Nacionais, lançado em setembro do ano passado, foi um sucesso pela qualidade e pela competência da edição.



  • Agora a Philips, em parceria com o Ibama, lança folhetos sobre os Parques da Serra da Capivara (PI), Ubajara (CE), Caparaó (CE), Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Guimarães (MT), Itatiaia (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Caparaó (MG) e Aparados da Serra (RS). Esses unidades recebem um fluxo de 70% dos turistas que visitam os parques brasileiros.



  • O Guia Philips traz mapas dos parques e é ilustrado com mais de 500 fotos, mostrando a fauna, flora e os serviços para uma boa hospedagem.


Mais informações: 
www.news.philips.com ou fone: 0800-140090



“A implementação da Agenda 21 vai requerer muitas renúncias da parte das empresas, das pessoas e do próprio governo”.
Fernando Henrique Cardoso



VW reduz poluentes




  • Uma nova estação de tratamento para retirar os sais minerais da água usada no processo produtivo foi instalada pela Volks na fábrica Anchieta, São Bernando do Campo.



  • O sistema, conhecido como osmose reversa, melhora a qualidade da pintura, reduz poluentes e diminui em 30% os gasto com água e manutenção.



  • O sistema anterior, de troca iônica, e usava componentes químicos como ácido clorídrico e soda na limpeza das resinas.



  • Segundo técnicos da VW, o novo sistema elimina grande parte dos fungos, bactérias e microorganismos que comprometem os equipamentos. 


Mais informações:
 (11) 753-5407 / (16) 263-1180



Bioblitz: a saúde da Biobrás




  • A Biobrás, empresa farmacêutica instalada em Montes Claros, MG, lançou uma blitz ecológica para abrir a Semana do Meio Ambiente.



  • A Bioblitz teve início em 1998 com o objetivo de sensibilizar motoristas e a população em geral sob a importância da preservação ambiental, como forma de manutenção da saúde.



  • Faz parte da campanha popularizar a medição de glicose e de pressão arterial da população, buscando sintonizar as ações da empresa com seu negócio: saúde.



  • No seu terceiro ano de campanha, a Bioblitz apresentou esse ano uma novidade: estendeu o projeto até Belo Horizonte onde a Biobrás fez parceria com a Fundação Zoobotânica e teve a participação dos alunos do Colégio Loyola. A campanha foi realizada no Jardim Zoológico.



PING-PONG




  • TOSHIBA – A Toshiba do Brasil investiu cerca de R$ 300.000,00 em gestão ambiental e cursos de educação para seus empregados. É a primeira empresa do grupo japonês na América Latina a conseguir a certificação ISO 1401. Para Carlos Lara, Gerente de Qualidade, com a gestão ambiental a Toshiba reduziu o consumo de água e energia. O grupo Toshiva fatura anualmente US$ 45 bi.



  • NUTRIÇÃO – O Instituto de Pesquisas Florestais acaba de lançar o livro “Nutrição e Fertilização”, editado pelo professor José Leonardo de Moraes Gonçalves, da ESALQ/USP, e pelo consultor do IPEF Vanderlei Benedetti. O livro traz pesquisas e experiências práticas sobre nutrição e fertilização florestal, imprescindíveis à produção de mudas. 


Mais informações: 
(19) 4308606 ou ipef@carpa.ciagri.usp.br




  • BRISTOL-MYERS – A Bristo-Myers Squibb, responsável pelo Casa Vida – que atende crianças com HIV positivo – lança 15 mil camisetas com logotipos da Droga Raia que serão vendidas a R$ 10,00. A campanha é de suma importância para a Casa Vida e para o atendimento das crianças soropositivas, diz o padre Júlio Lancellotti responsável pela casa. 



  • PERDÃO – Até para a natureza vale essa máxima: “O único antídoto para a culpa é o perdão”


Silvestre Gorgulho – sgorgulh@terra.com.br