FILATELIA E ECOLOGIA

Negritude brasileira

26 de março de 2013

  No ano 2000 o Brasil estará comemorando seus 500 anos e os Correios se orgulham de divulgar nos selos que emite fatos importantes dessa nossa história, levando-os  ao conhecimento, inclusive, de povos de outros países. Dentre os vários fatos assinalados no selo postal, destaca-se a importância do negro na nossa formação. Trazidos como escravos,… Ver artigo

 

No ano 2000 o Brasil estará comemorando seus 500 anos e os Correios se orgulham de divulgar nos selos que emite fatos importantes dessa nossa história, levando-os  ao conhecimento, inclusive, de povos de outros países.
Dentre os vários fatos assinalados no selo postal, destaca-se a importância do negro na nossa formação. Trazidos como escravos, trouxeram também seus hábitos e costumes e a força de lutar por um objetivo, a liberdade. Em aqui permanecendo, houve a miscigenação, a mistura de raças e de hábitos e de costumes. Assim,  o negro se faz presente na nossa música, na dança, nas artes, na culinária, na religião  e os selos postais registram toda essa trajetória.  
Com o objetivo de proteger, ressaltar e fortalecer esses laços culturais, em 1974 foi emitida a Série "Formação da Etnia Brasileira e Correntes Migratórias/Branco- Índio – Negro", em 1975 foi emitida a Série Folclore, em que um dos selos divulga a capoeira, que tem a suas origens remotas em Angola, desenvolvida no Brasil durante a escravidão e hoje inserida em nosso contexto cultural. Em 1977 foi emitida a série "II Festival de Artes e Cultura Negra e Africana". Em 1978 com a "Série Folclore Brasileiro – Instrumentos Musicais" é divulgado o Berimbau, instrumento de percussão de origem africana, com o qual se acompanha a capoeira. Em 1982 foi emitida a "Série Indumentária de Orixás", marcando a influência negra na religião. Em 1988 foi emitido o selo assinalando o "Centenário da Abolição da Escravatura". Em 1995 foi emitido o bloco comemorativo assinalando os "300 Anos da Morte de Zumbi dos Palmares". No último dia 22 de abril foi emitido o bloco "Comemorações do 50 Centenário do Descobrimento do Brasil- Pró -Lubrapex 2000 – Brasil/500" divulgando a etnia brasileira, tendo como destaque o branco, o índio e o negro.
Se você deseja melhor informar-se pelos selos postais brasileiros sobre a influência negra na nossa cultura, contate-nos  no seguinte endereço: 
SCS – Quadra 4, Lote 36, n0 256, 
Ed. Apolo 70 andar – 
Cep: 70300-944 Brasília/DF, 
Telefones (061) 317-1800 / 1805, 
Fax: (061) 224-7460, 
E-mail: defil@correios.com.br ou   Internet:www.correios.com.br