Folha do Meio Há 20 ANOS

20 de agosto de 2009

1989 – 2009

Meio Ambiente também é Cultura


É de maior importância que o Ministério Cultura e as Secretarias de Cultura de todos os estados assumam também a responsabilidade das questões ambientais, inclusive da cultura indígena, recomendou o Ministro da Cultura, José Aparecido de Oliveira. “Todos devem estar atentos aos problemas ambientais, porque as diferentes culturas são, em grande parte, reflexo do ambiente em que se desenvolvem”, destacou o ministro. “Não é possível ocultar o aspecto anticultural da depredação da natureza, quando temos queimadas criminosas, rios poluídos, fauna dizimada e a flora exposta a procedimentos verdadeiramente criminosos”, lembrou José Aparecido.
Paulo Nogueira e a ONU
Criar um fundo internacional, constituído por parte da dívida externa, com recursos da ordem de  2 bilhões de dólares por ano, gerenciado pela ONU, foi a proposta apresentada por Paulo Nogueira Neto, professor da USP e primeiro Secretário Nacional do Meio Ambiente. Para Paulo Nogueira Neto, esse é o caminho mais rápido para se obter divisas para atacar os problemas ambientais do mundo. Esse fundo integraria os países desenvolvidos e em desenvolvimento, com quotas distintas, onde os juros seriam utilizados para fins ambientais, saúde e educação. “O mundo precisa de idéias práticas que não onerem apenas um lado, enquanto um outro lado se beneficia”, argumenta Paulo Nogueira Neto e acrescenta: “A Amazônia é o caso mais urgente, tanto para o Brasil, quanto para o mundo”. Para a região Norte, o ambientalista e professor da USP entende que o Brasil deve trabalhar em três frentes prioritárias: o ordenamento territorial ou zooneamento ecológico econômico; a ocupação da área, levando em conta a experiência frustrada; e  um estudo dos impactos climáticos.


_________________________________________________________
 1989 – 2009


 


A Folha do Meio Ambiente circulou pela primeira vez em 23 de junho de 1989. Nestes 20 anos, o jornal chegou a 3.250 municípios, a todos os postos diplomáticos brasileiros no exterior, a todas as embaixadas estrangeiras no Brasil, todas as ONGs nacionais e estrangeiras e milhares de escolas públicas.
      
www.folhadomeio.com.br
folhadomeio@folhadomeio.com.br