GEF-MAR

GEF-MAR apoiará Parques Marinhos

1 de setembro de 2016

Serão financiadas ações como elaboração de plano de manejo, infraestrutura ou atividades de gestão participativa.

Atenção unidades de conservação estaduais marinhas: O Ministério do Meio Ambiente recebe, até 16 de setembro, propostas para seleção de apoio financeiro a UCs. A Chamada de Proposta nº 2/2016 do GEF-Mar, o Programa Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas, tem o objetivo de promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O GEF (sigla em inglês para Global Environmental Found) é um fundo global executado pelo Banco Mundial.

 

Resultado de imagem para Reserva Biológica do Atol das Rocas

Reserva Biológica do Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte
 
“O financiamento pode ser destinado à elaboração de plano de manejo, infraestrutura e equipamentos ou atividades de gestão participativa, entre outras ações”, detalha a analista ambiental do Departamento de Áreas Protegidas do MMA Betânia Santos Fichino.
 
 
 
Resultado de imagem para Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (BA)
 
Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (BA)
 
 
UCs FEDERAIS E ESTADUAIS
 
Cada unidade estadual poderá definir a atividade para a qual deseja receber o incentivo. As propostas serão avaliadas pelo MMA. O GEF Mar já apoia 11 UCs federais. Agora, com a nova chamada, as UCs estaduais também serão contempladas.
 
Entre as UCs federais já apoiadas, estão a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais (PE); o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha; Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN); o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS); a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (SC); Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA); Reserva Extrativista de Canavieiras (BA); e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (BA).
 

 

Resultado de imagem para Abrolhos

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Sul da Bahia
 
 
COMO ENVIAR AS PROPOSTAS
As propostas devem ser enviadas pelo órgão executor do SNUC até 16 de setembro de 2016, por ofício assinado pelo dirigente máximo da instituição, digitalizado e encaminhado para o e-mail gefmar_ucp@mma.gov.br, acompanhado da documentação prevista no edital.
 
Dúvidas e esclarecimentos sobre o processo devem ser direcionadas ao e-mail < gefmar_ucp@mma.gov.br >