Cadastro de voluntários para esta expedição Ecológica no Rio São Francisco

4 de dezembro de 2003

Uma oportunidade para quem quiser ser ecovoluntário e participar de uma expedição ecológica pelo rio São Francisco. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, ter curso técnico, graduação ou experiência na área ambiental, jornalismo, cinegrafista; disponibilidade para viagens; prática de natação; boa Saúde; não fumar; não fazer uso de bebidas alcoólicas; não ser alérgico… Ver artigo

Uma oportunidade para quem quiser ser ecovoluntário e participar de uma expedição ecológica pelo rio São Francisco. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, ter curso técnico, graduação ou experiência na área ambiental, jornalismo, cinegrafista; disponibilidade para viagens; prática de natação; boa Saúde; não fumar; não fazer uso de bebidas alcoólicas; não ser alérgico a insetos e plantas; estar disposto a se sujeitar a todo tipo de serviço durante a viagem, independente da formação; ter a certeza que a Expedição Ecológica é um trabalho árduo e não um passeio ecológico; estar disposto a fazer o trabalho mesmo sabendo que não tem fins lucrativos e nem subsídios; estar disposto a batalhar junto com a equipe antes da viagem para conseguir apoio, patrocínio e divulgação; estar disposto a ficar fora da residência por pelo menos 120 dias; estar preparado para passar dificuldades, como barro, água, insetos, dormir em barracas, etc; estar disposto e preparado para a mídia e participar de entrevistas por todo o Brasil; ter certeza de que realmente quer participar da Expedição Ecológica; não ter problemas com a justiça.


Solicitamos a fineza de nos enviar por e-mail, seu currículo com fotos para avaliação e possível aprovação juntamente com informações sobre o seu real interesse em fazer parte da nossa equipe. Expedição solidária percorrerá Rio São Francisco e vai registrar tudo em 600 fitas de vídeo, ensinando, pesquisando, denunciando e prestando assistência às carentes comunidades ribeirinhas. Este é o objetivo da Organização não governamental Verde Brasil presidida pelo jornalista e ambientalista Gilberto Camargos, pioneiro em trabalhos voluntários no Rio São Francisco e mais sete amigos que partem dia 01 de junho de 2004, na Expedição Ecológica.


A Equipe de voluntários é composta por biólogos, engenheiro florestal, oceanógrafo, geógrafo, ecologista, botânico, fotógrafo e cinegrafista e realizará o maior trabalho Eco-sócio-cultural já feito no mundo em um rio que nasce e morre dentro de seu próprio país. Em parceria com o Ministério do meio ambiente, Ibama e outros órgãos a equipe subsidiará com dados, a Revitalização do Rio São Francisco e contará com a participação especial do Assessor ministerial Maurício Laxe do MMA e com a chefe de arrecadação do Ibama Edilene Lima que participarão da equipe por 30 dias. Além de retratar a vida da comunidade ribeirinha eles executarão alguns projetos sociais.


Em cento e vinte dias percorrendo os 2.800 quilômetros de extensão do Rio São Francisco com barco, carro de apoio e ultraleve anfíbio, pretendem fazer: documentário completo em 300 fitas de vídeo mostrando as condições de vida da população ribeirinha, as belezas naturais e as agressões ao rio ao longo de todo o seu curso, incentivo para o ecoturismo conservacionista como meio de vida e preservação e principalmente de um desenvolvimento auto-sustentável; palestras sobre a importância de preservar; conscientização dos ribeirinhos de sua dependência do rio através de apresentações teatrais com um personagem; ministrar pequenos cursos de reciclagem utilizando o lixo retirado do rio; visitas às pequenas, médias e grandes empresas localizadas nas cidades ribeirinhas; analisar, pesquisar e denunciar desmatamentos, uso e ocupação inadequados do solo e práticas não conservacionais, lançamento de esgotos sem tratamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes, assoreamento dos cursos d’água, desperdício de água, pesca predatória, exploração mineral sem controle, degradação das lagoas marginais, falta de integração dos órgãos governamentais e ausência de coordenação.


Quem quiser monitorar todo o trabalho e conhecer as histórias do Velho Chico poderá fazê-lo através do nosso site. Este trabalho não tem fins lucrativos e todos componentes da equipe são voluntários, amantes do rio e da natureza. Se você gosta desse tipo de trabalho entre em contado, pois na equipe ainda tem vaga para mais um participante. camargos@bol.com.brwww.rsaofrancisco.hpg.com.br