Notícias do PNEA

20 de fevereiro de 2004

  Permacultura em Prado Pequenos agricultores e assentados da região de Prado, Sul da Bahia, participaram do curso de Permacultura e Sistemas Agroflorestais. O grupo aprendeu como a policultura – o plantio de diversas culturas e árvores frutíferas, por exemplo, em uma mesma área – além do aproveitamento de espaços, pode se tornar uma nova… Ver artigo








 


Permacultura em Prado


Pequenos agricultores e assentados da região de Prado, Sul da Bahia, participaram do curso de Permacultura e Sistemas Agroflorestais. O grupo aprendeu como a policultura – o plantio de diversas culturas e árvores frutíferas, por exemplo, em uma mesma área – além do aproveitamento de espaços, pode se tornar uma nova fonte de renda para os agricultores. 


Lagoa de Mundaú


Técnicos de governo, lideranças comunitárias de Maceió (AL) e dos municípios que compõem o Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba – onde serão instalados núcleos-pilotos de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis, participaram do curso de agentes facilitadores para a construção de Agendas 21 locais. A capacitação foi ministrada pelo coordenador geral do projeto Pólos de Educação Ambiental, Sávio José de Mendonça e reuniu 80 participantes, divididos em duas turmas.


Agenda 21


Diana Levacov, técnica do Programa Nacional de Educação Ambiental, percorreu uma série de municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Nesses estados, Diana Levacov conheceu projetos desenvolvidos na área de Educação Ambiental e divulgou o processo de implantação dos Pólos de Educação Ambiental e das Agendas 21 locais.


Águas Lindas de Go


A cidade de Águas Lindas de Goiás começa a dar os primeiros passos no sentido de construir sua Agenda 21 – Plano de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável. A proposta foi lançada pela equipe do PNEA do Ministério do Meio Ambiente na Câmara de Vereadores do município. A consolidação da Agenda 21 em Águas Lindas integra as ações do projeto Pólos de Educação Ambiental e é uma das ações do Plano de Integração e Acompanhamento de Programas Sociais do Governo Federal.


Pólo de Educação no DF


O Distrito Federal está analisando a criação do Pólo de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis. O assunto esteve em discussão em reunião com o diretor do Programa Nacional de Educação Ambiental, Enio Rocha, e a diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Um passo importante para a instalação do Pólo do DF tem como base o processo de construção das agendas 21 locais nas regiões administrativas.


Porto Seguro


Porto Seguro (BA) também se articula para construir sua Agenda 21 local, passo importante para a implantação, no estado, do Pólo de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis, uma das linhas de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental. Recente-mente ocorreu uma reunião entre o Executivo e a Comissão Provisória Pró-Agenda 21 de Porto Seguro, onde foi destacada a importância da participação do poder público, setor produtivo e de ONGs, entre outros segmentos, no processo de construção da Agenda 21 local.


Poli Potiguar


As ações de Educação Ambiental em fase de implantação em diversos municípios do Rio Grande do Norte foram acompanhadas por técnicos da equipe da diretoria do PNEA. Entre essas ações, destacam-se o Programa de Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental, coordenado pelo Idema/RN e um dos programas do Universidade Solidária, coordenado pela UFRN em São Paulo do Potengi.


Protetores em Vitória


A Caravana do projeto Protetores da Vida, do PNEA, esteve em Vitória (ES), sensibilizando jovens estudantes da rede pública de ensino fundamental e professores em relação à Educação Ambiental. Em Vitória, ocorreram apresentações ao ar livre, oficinas de teatro, com a representação de esquetes dos 15 princípios de proteção à vida. O teatro também chegou às escolas tratando de temas como lixo e queimadas.


Em Maceió


A próxima cidade que a Caravana dos Protetores da Vida visitará será Maceió (AL). As oficinas, observa a coordenadora das atividades, Elizete Gomes, têm como objetivo reforçar o papel dos multiplicadores nas escolas. O teatro, conclui, aborda temas diversos de forma mais leve. O trabalho da Caravana também será um dos temas de destaque na edição de maio do jornal dos Protetores da Vida.


Informação


Estudantes, professores e profissionais de educação ambiental e de práticas sustentáveis, em breve, vão poder difundir e buscar informações acessando o site de educação ambiental no portal do MMA. Os bancos de dados armazenarão estas informações para busca e recuperação via internet.


Esses bancos de dados, explica a coordenadora do Sistema de Informação sobre Educação Ambiental (SIBEA), Mara Lepesqueur Rodrigues, abrigarão as diversas ações de educação ambiental, como cursos, eventos, projetos, instituições afins, legislação e práticas sustentáveis.











Agenda


Encontro Estadual de Educação Ambiental – Pará


5 a 9 de junho – Belém (PA)
Promoção: Secretaria Executiva de CT e Meio Ambiente do Pará 
(91) 276-5100cinea@sectam.pa.gov.br


Fica III – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
13 a 17 de junho – Goiás Velho
(62) 229-3745fica@fica.art.br


 


 











Mais informações:
(61) 225-3405 e 317-1333