SOS Parque de Barra Mansa

25 de novembro de 2005

SOS Parque de Barra MansaComo filha e moradora da cidade de Barra Mansa – RJ, peço socorro pelo nosso Parque Centenário, que é um projeto que recebeu os maiores elogios até de Burle Marx. Nossa única área verde no centro da cidade está jogada às traças. Por favor, ambientalistas, nos ajudem a fazer alguma coisa!… Ver artigo

SOS Parque de Barra Mansa
Como filha e moradora da cidade de Barra Mansa – RJ, peço socorro pelo nosso Parque Centenário, que é um projeto que recebeu os maiores elogios até de Burle Marx. Nossa única área verde no centro da cidade está jogada às traças. Por favor, ambientalistas, nos ajudem a fazer alguma coisa! Se continuar abandonado, o parque vai ser engolido pela fúria imobiliária e Barra Mansa perde um espaço nobre de qualidade de vida.
Maria Goretti – Barra Mansa – RJ
< mariagoretti@snt.com.br >


Centenário, o Parque da Preguiça


Projetado para ser Parque Municipal pelo botânico francês August François Marie Glaziou, o Parque Centenário de Barra Mansa-RJ é também conhecido como o Jardim das Preguiças. Foi inaugurado em 1874. Segundo o jornal Diário do Vale, Marie Glaziou veio a Barra Mansa, no Vale do Paraíba, a convite do então vereador Joaquim Leite Ribeiro de Almeida. Além de projetar o parque, Glaziou também trouxe as primeiras mudas que foram plantadas no local. Em 1932, quando Barra Mansa completou cem anos, o então prefeito Izimbardo Peixoto, por meio de uma lei municipal, instituiu o nome de Parque Centenário em homenagem aos cem anos do município.


Foi também em 1932 construído o Monumento ao Centenário – uma águia em mármore, situada na entrada do parque, confeccionada por Benevenuto Berna. Desde que foi inaugurado, o parque já passou por algumas reformas. A principal delas foi a mudança do traçado dos caminhos do parque, que antes era mais fechado.
Diante de algumas degradações do parque, a Unimed Barra Mansa firmou uma parceria com a Prefeitura da cidade, a fim de promover a revitalização do Parque Centenário. No local, que reúne fauna e flora, vários trabalhos já foram realizados com o intuito de melhorar não só o seu aspecto, mas ainda a vida de seus freqüentadores.
A Unimed promete promover campanhas culturais para valorizar o espaço e preservar a flora e animais do parque Centenário. A população de Barra Mansa tem, agora, dois grandes trabalhos a fazer: 1) Cumprir sua parte na conservação e proteção do Parque; 2) Acompanhar e cobrar o bom  andamento desta parceria da Prefeitura com a Unimed.