PV na Câmara

Líder do PV na internet

12 de dezembro de 2003

www.sarneyfilho.comO cantor e compositor Guilherme Arantes foi a São Luís prestigiar o lançamento do www.sarneyfilho.com O ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Sarney Filho,líder do PV, confia na tecnologia para difundir suas teses de desenvolvimento sustentável e seu trabalho político. Acaba de inaugurar um novo site, lançado este mês solenemente em São Luís do Maranhão. Independente… Ver artigo

www.sarneyfilho.com

O cantor e compositor Guilherme Arantes foi a São Luís
prestigiar o lançamento do
www.sarneyfilho.com


O ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Sarney Filho,
líder do PV, confia na tecnologia para difundir suas teses de desenvolvimento sustentável e seu trabalho político. Acaba de inaugurar um novo site, lançado este mês solenemente em São Luís do Maranhão. Independente da Câmara Federal, onde ele também tem sua página, o deputado maranhense reeleito por quatro legislaturas, criou um site com sua história, atuação parlamentar, discursos, notícias da Câmara e de seu estado, links inteiressantes, vídeos, boletins on line, enquetes e um fórum para bate-papo com os internautas: www.sarneyfilho.com


O cantor e compositor Guilherme Arantes fez uma bela apresentação musical, começou o show com a música de abertura da página, Planeta Água e falou da importância do site para os maranhenses, brasileiros ou para aqueles que comungam da mesma ideologia do deputado Sarney Filho. Guilherme Arantes disse que a página é mais um instrumento de integração. “A gente acaba encontrando pessoas com a mesma concepção de vida, reconhecendo irmãos, que é o caso do Sarney Filho, uma pessoa moderna, que está sempre se organizando para dar seqüência as suas atividades. Ele acaba encontrando eco em tudo que faz, e acho o site um instrumento importantíssimo para a modernidade dessa causa, que é o meio ambiente, por que ela depende da informação, da divulgação”, frisou Guilherme Arantes.


Marcelo Ortiz (PV-SP)
O deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) condenou a retomada do programa nuclear brasileiro, anunciado pelo presidente da Eletrobrás, Luis Pinguelli Rosa. Do plenário da Câmara, Ortiz colocou a posição contrária do PV à ativação da usina nuclear Angra 3 e relacionou o déficit em nossa matriz energética a pequena variedade de captação de energia, provida em 96% por usinas hidroelétricas. “O país pai da nossa fase nuclear é a Alemanha. Há 20 anos obtivemos da Alemanha o início de Angra I. O que produz? Mil e quinhentos MW. Esse caminho não devemos seguir.


Não é preciso ter doutorado na USP para entender claramente que o erro que estamos cometendo vai ferir as próximas gerações. Hoje a Alemanha tem uma captação energética de origem eólica maior do que a gerada pelas usinas nucleares brasileiras”, frisou.
dep.marceloortiz@camara.gov.br
Fone: (61) 318393


Leonardo Mattos(PV-MG)
A proposta do deputado Leonardo Mattos (PV-MG) de destinar 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência foi incorporada pelo relator do projeto do governo Programa Nacional do Primeiro Emprego, deputado Reginaldo Lopes (MG). Mattos chegou a apresentar um destaque para votação em separado ao substitutivo do relator, incluindo a medida, que não constava no projeto encaminhado pelo Executivo, mas o relator acabou acatando a sugestão do deputado do PV.
dep.lenardomattos@camara.gov.br
Fone: (61) 318-5914


Edson Duarte (PV-BA)
O deputado Edson Duarte (PV-BA) criticou a iniciativa do governo de propor a transposição do rio São Francisco sem considerar a urgente necessidade de revitalizá-lo. “Se não cuidarmos do São Francisco ele vai morrer, pois está assoreado, seus afluentes estão assoreados, as matas ciliares foram destruídas, daí a insensatez de ficar falando em transposição de suas águas. Só quem não conhece sua situação atual pode fazer semelhante proposta”, afirmou o deputado. Duarte elogiou o trabalho realizado pelo Programa de Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, composto por mais de 20 entidades que atuam no Comitê de Bacia do Velho Chico. O grupo realizou uma ação de fiscalização em vários pontos da bacia, com ênfase na prevenção e educação ambiental.
dep.edsonduarte@camara.gov.br
Fone:
(61) 318-5535


Jovino Cândido (PV-SP)
O deputado Jovino Cândido (PV-SP) conseguiu que a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara convide os presidentes da Bovespa (Raymundo Magliano Filho), da Bolsa de Mercadorias & Futuro (Manuel Félix Cintra Neto), da Comissão de Valores Mobiliários (Luiz Eduardo Cantidiano) e do BNDES (Carlos Lessa) para discutir a crise do mercado de capitais, em audiência pública. “Vivemos uma crise que é reflexo de um mercado de capitais fragilizado e abandonado à própria sorte. O mercado de ações está atrofiando a liquidez das bolsas”, diz o deputado do PV.
dep.jovinocandido@camara.gov.br
Fone:
(61) 318-5238


Deley (PV-RJ)
deputado Deley (PV-RJ) encaminhou ofício ao Ministério da Agricultura e à Polícia Federal pedindo esclarecimentos e apuração para o caso da denúncia publicada pela imprensa, sobre um possível ato de bioterrorismo na Bahia. O deputado Deley considera a acusação muito grave, pois foi feita pelo chefe de gabinete do Ministério da Agricultura que denunciou a presença de funcionários norte-americanos, como que monitorando a região produtora baiana, sem qualquer autorização do governo federal. Mais do que a busca de informações, o ato pode representar riscos à produção, pois não é o primeiro e nem será o último caso de espionagem agroindustrial no mundo, até com possíveis contaminações por pragas e vírus.
dep.deley@camara.gov.br
Fone:
(61) 318-5432

PV na Câmara

Informativo

25 de novembro de 2003

Luta contra transgênicos mobiliza PV Nas últimas semanas, a bancada do PV na Câmara dos Deputados mobilizou parlamentares, o judiciário e ONGs na tentativa de barrar a assinatura da Medida Provisória 113, que permitiu o plantio da soja transgênica no país. O líder Sarney Filho (PV-MA), e o deputado Edson Duarte (PV-BA), estiveram reunidos com… Ver artigo

Luta contra transgênicos mobiliza PV


Nas últimas semanas, a bancada do PV na Câmara dos Deputados mobilizou parlamentares, o judiciário e ONGs na tentativa de barrar a assinatura da Medida Provisória 113, que permitiu o plantio da soja transgênica no país. O líder Sarney Filho (PV-MA), e o deputado Edson Duarte (PV-BA), estiveram reunidos com o vice-presidente da República, José Alencar, com representantes do Tribunal Federal Regional, do Ministério Público Federal e ONGs


Diante da decisão do governo de editar a MP, o PV entrou com uma Ação de Inconstitucionalidade no Supremo. Uma caminhada do Congresso Nacional até o STF marcou a entrega da ação.


De acordo com a ação, o governo descumpriu decisão judicial do TFR que, desde 1999, proíbe o plantio e a comercialização de soja transgênica no país. Além disso, passou por cima do princípio da precaução estabelecido na Constituição Federal.


Sarney Filho lamentou a decisão do governo e afirmou que ao liberar a soja, o Brasil se igualou aos países que já plantam transgênicos e poderá perder a condição de maior exportador de soja não transgênica. “Fizeram exatamente o que os nossos concorrentes queriam e agora vamos colocar em risco o nicho de mercado que tínhamos garantido”, afirmou o deputado.


Para Sarney Filho, os argumentos usados em favor do plantio da soja transgênica não procedem. “Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que em estados americanos a produção é 4% menor que a soja convencional”, afirmou o líder. “A MP é, antes de tudo, uma afronta ao dispositivo constitucional que estabelece o princípio da precaução (art. 225 da Constituição)”, afirmou Sarney Filho, lembrando que não existem estudos em áreas tropicais sobre os impactos ambientais da soja transgênica.


Deley em Cuba (PV-RJ)
O deputado Deley (PV-RJ) esteve em Cuba na comitiva do presidente Lula. Um dos pontos mais importantes da viagem, segundo Deley, foi o acordo de cooperação firmado com Cuba para o desenvolvimento do esporte escolar no Brasil.


Especialistas cubanos irão trabalhar em conjunto com o Ministério do Esporte. Em troca, o Brasil enviará profissionais do futebol para formarem técnicos cubanos. O acordo foi assinado pelo ministro Agnelo Queiroz e o presidente do Instituto Nacional de Desportos, Educação Física e Recreação de Cuba, Humberto Rodriguez.


O convênio, de significado histórico, inclui estímulo ao esporte para portadores de deficiência, esporte para mulheres, combate ao dopping, desenvolvimento de ciência, tecnologia e infra-estrutura do esporte, medicina esportiva, seleção de talentos, recreação e lazer e esporte de alto rendimento.


Edson Duarte no Greenpeace (PV-BA)
O deputado Edson Duarte (PV-BA) participou de um protesto do Greenpeace em um supermercado de Brasília. Os ativistas pregaram rótulos vermelhos nos produtos suspeitos de conterem ingredientes geneticamente modificados e lançaram a campanha “Transgênicos: não engulo essa”.


Para simbolizar a rejeição aos transgênicos os manifestantes devolveram no caixa a compra que fizeram no mercado. Segundo o Greenpeace, 13 indústrias brasileiras já se comprometeram a produzir apenas produtos livres de transgênicos.


Jovino Cândido (PV-SP) e a volta de Gabeira
O deputado Jovino Cândido (PV-SP) concorda com o líder Sarney Filho e considera que o PV “é o caminho natural” para o deputado Fernando Gabeira, que anunciou a sua saída do PT por discordar da política ambiental do governo Lula.


“Gabeira tem a mesma bandeira de luta do PV e, quando decidir, será bem acolhido no partido”, afirmou. Gabeira, que foi um dos fundadores do PV, saiu do PT depois das atitudes tomadas pelo governo, como a aprovação do plantio de soja transgênica, a importação de pneus usados e o anúncio feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia de que o Brasil iniciará o enriquecimento de urânio.


Ortiz defende ferrovias/hidrovias
O vice-líder do PV, Marcelo Ortiz, defendeu a combinação ferrovia-hidrovia como melhor opção para o desenvolvimento do país. O deputado citou os Estados Unidos, que, por meio desse sistema, fortaleceram empresas e integraram o território. “Graças a esses benefícios, hoje, os EUA têm o maior mercado interno do mundo”, observou Ortiz.


O vice-líder lembrou que, no Brasil, as rodovias promoveram a integração nacional a preços altíssimos. “Todo ano, o país gasta um absurdo na manutenção de suas rodovias e os recursos ainda são insuficientes. Possuímos um patrimônio de 200 bilhões de dólares, que representam 65.393 km de estradas. Mas quase todas estão degradadas”.


Mattos critica ministro da Saúde
O deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que é presidente da subcomissão Pró-Cidadania da Pessoa Portadora de Deficiência e do Idoso, criticou a posição do ministro da Saúde, Humberto Costa, que defendia o veto ao dispositivo do estatuto do Idoso que impede o aumento no valor dos planos de saúde para usuários com mais de 60 anos.


O presidente Lula da Silva sancionou a lei sem o veto. “Não esperava que o ministro assumisse a mesma postura das empresas da área da saúde”, afirmou Mattos, depois de elogiar o Estatuto. “A lei, esperada durante tantos anos, precisa entrar em vigor em todos os seus aspectos. Ela só tem valor se for entendida de forma holística, por isso, considerei muito grave a posição defendida pelo ministro da Saúde”, afirmou.


Leonardo Mattos (PV-MG) quer manter adaptação em ônibus
O deputado Leonardo Mattos (PV-MG) condenou a lei aprovada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais que desobriga as empresas de ônibus do estado de fazerem adaptações para atender portadores de deficiência em veículos novos. “Esta medida poderá abrir sério precedente para outros estados que hoje garantem as adaptações necessárias para facilitar a entrada e saída dos passageiros portadores de deficiência”, lamentou o deputado. “Uma alternativa será entrar com um mandado de segurança para impedir que uma lei, que teve uma tramitação eivada de vícios, traga sérios problemas para os portadores de deficiência”, afirmou.


PV Mulher
Com o objetivo de elaborar uma plataforma unificada de ações políticas e fundar uma ONG voltada para projetos de capacitação do quadro feminino do partido, foi realizado em Brasília o 1ª Encontro Nacional – Ação Política das Mulheres do Partido Verde.


O líder do PV na Câmara, Sarney Filho (PV-MA), ressaltou a importância do encontro que, segundo ele, “vai reforçar o que vem sendo feito pelo partido por uma melhor qualidade de vida no planeta”.


Representantes de todos os estados estiveram presentes à reunião que discutiu o papel da mulher no cenário nacional, representação política, mercado de trabalho e trabalho doméstico.