Grupo de Amigos do Futuro agita Teresópolis

19 de abril de 2004

A Campanha Sou Amigo do Futuro nós já conhecemos. Foi criada em Brasília no início do ano para gerar consciência ambiental na nossa sociedade.Com esse curto tempo de existência, eis que ela já está rendendo bons e atuantes frutos bem longe de Brasília, mais especificamente na serra fluminense, nos arredores do Parque Nacional da Serra… Ver artigo

A Campanha Sou Amigo do Futuro nós já conhecemos. Foi criada em Brasília no início do ano para gerar consciência ambiental na nossa sociedade.
Com esse curto tempo de existência, eis que ela já está rendendo bons e atuantes frutos bem longe de Brasília, mais especificamente na serra fluminense, nos arredores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis. Lá foi criado o primeiro Grupo de Amigos do Futuro (GAF), a partir da iniciativa de um grupo de estudantes de medicina que queria agir em prol da maravilhosa natureza local, principalmente por estar cansado de ver as lindas cachoeiras da região cheias de lixo e maltratadas.
Eles se organizaram, correram atrás, conseguiram patrocínio, fizeram parcerias e já implementaram uma série de ações positivas, como por exemplo:
· festa de lançamento do Grupo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com atividades recreativas e educacionais, apresentação de capoeira e de peça teatral com a temática do lixo e da limpeza;
· impressão e distribuição de folhetos educacionais com vários tipos de ” você sabia” para a população;
· colocação de placas educativas nas cachoeiras mais visitadas e maltratadas;
· realização de visitas a essas cachoeiras em dias de grande público, com distribuição dos folhetos;
· monitoramento da situação das cachoeiras e outros locais naturais de afluência de público, sempre com campanhas de conscientização;
O interessante é que esse grupo não tem ainda dois meses de vida. Como ele, outros já foram, estão sendo e serão criados pelo Brasil afora, tão atuantes quanto. Todos eles têm em comum a preocupação e a ação por um futuro melhor e mais sustentável, denunciando, agitando, mobilizando, conscientizando e divulgando as boas iniciativas de respeito à natureza e sustentabilidade, os modelos que podemos adotar para ter direito a um futuro.
A coordenação nacional, em Brasília, recolhe essas informações, encaminha ou divulga, conforme o caso. A idéia é criar uma grande rede de pessoas amigas do futuro, trabalhando localmente, pensando globalmente. E se encontrando virtualmente através da  Folha do Meio Ambiente, o veículo que mais tem ajudado e incentivado as boas iniciativas ambientais.


Maiores informações: Rejane
Tel:  (61) 914-9432 ou (61) 244-9502
E-mail amigosdofuturo@tba.com.br.