8º Fórum Mundial da Água
No Fórum Mundial da Água, Rollemberg fala em ‘convicção de segurança hídrica’ para o DF
19 de março de 2018Governador discursou para autoridades de quase 170 países. Encontro é considerado principal evento do mundo sobre água.
Governador Rodrigo Rollemberg discursa na abertura do Fórum Mundial da Água (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Na abertura oficial do Fórum Mundial da Água, no Ministério das Relações Exteriores, o governador Rodrigo Rollemberg destacou a expectativa do Distrito Federal em superar a crise hídrica vivenciada há mais de um ano na região.
No discurso para autoridades mundiais, na manhã desta segunda-feira (19), o representante do Buriti afirmou que os investimentos do GDF são suficientes para superar a restrição de água.
“Os investimentos realizados por nosso governo permitem vislumbrar, com convicção, tempos de segurança hídrica para o DF.”
No início de março, o governador já tinha afirmado, durante a inaurugação de uma obra no Gama, que o racionamento em Brasília será encerrado “sem dúvida até o fim do ano”.
Considerado o principal evento para discutir o tema, o Fórum Mundial da Água ocorre pela primeira vez no Hemisfério Sul. O encontro teve início no domingo (18), e a previsão é de que cerca de 45 mil pessoas passem por Brasília até sexta (23).
No discurso, Rollemberg afirmou ainda que o fórum deve deixar um legado para as futuras gerações. “Estamos tratando do tema mais importante para o futuro da humanidade, fundamental para atingirmos objetivos de desenvolvimento sustentável.”
Na cerimônia no Itamaraty, participam o presidente Michel Temer e mais 10 chefes de Estado, além do representante do Conselho Mundial da Água – organizador do fórum –, Benedito Braga.
Durante a fala, Temer destacou o fato da segurança hídrica estar “sempre no centro das políticas públicas do país”. O presidente afirmou que “assegurar água, portanto, dignidade” é o “propósito que nos reúne em Brasília”.
Trânsito
Devido ao evento, na manhã desta segunda (19), no Itamraty, o trânsito na Esplanada dos Ministérios precisou ser alterado. O Eixo Monumental foi parcialmente fechado, às 6h, na altura da Esplanada dos Ministérios.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/k/RccTKvQnGIdR6IHq06gQ/whatsapp-image-2018-03-19-at-11.12.42.jpeg)
Engarrafamento na via S2, no centro de Brasília, nesta segunda (19) (Foto: Marília Marques/G1)
O congestionamento nas vias S1 e S2 e no Setor de Administração Federal começou por volta das 7h30. Por volta das 10h, o trânsito continuava praticamente parado.
Além disso, a segurança no local também foi reforçada. No Palácio do Itamaraty, o Gabinete de Segurança Insitutcional (GSI) ficou responsável pela segurança do presidente Michel Temer no evento. De carro, moto e a pé, integrantes das polícias do Exército, a Militar do DF e a Polícia Rodoviária Federal também patrulhavam a área.
Segurança reforçada no Palácio do Itamaraty para o Fórum Mundial da Água (Foto: Marília Marques/G1)
O acesso aos arredores da sede do Ministério das Relações Exteriores só foi permitido para autoridades, imprensa e convidados credenciados.